logo paraiba total
logo paraiba total

Fórum de Turismo do Vale dos Dinossauros discute ações para integrar municípios e desenvolver o setor no Alto Sertão

23 de agosto de 2019

Promover a integração entre os municípios do Alto Sertão paraibano, através da troca de experiências entre diferentes atores e instituições, para fortalecer o turismo na região. Essa é a proposta do Fórum de Turismo do Vale dos Dinossauros, entidade formada por oito municípios, empresas privadas e instituições de estímulo as atividades turísticas e ao empreendedorismo no estado.

O Fórum, que tem como um de seus 16 membros o Sebrae Paraíba, representado através de suas agências regionais em Sousa e Cajazeiras, realizou esta semana uma reunião no município de Uiraúna para elaborar o seu cronograma de ações deste ano, buscando criar as bases para fomentar o desenvolvimento sustentável das atividades turísticas no Alto Sertão da Paraíba.

Além de Uiraúna, também integram a entidade os municípios de Poço de José de Moura, Sousa, Monte Horebe, Joca Claudino, Bernardino Batista, Nazarezinho e Cajazeiras. De acordo com a presidente do Fórum, Ana Neiry de Moura, entre as ações previstas ainda para 2019 estão a realização de visitas aos municípios do Alto Sertão paraibano, a promoção de formações e palestras com foco em qualificação profissional na área de turismo e uma visita técnica em cidades do Ceará.

“O principal objetivo é dinamizar a economia local com o fluxo de visitantes que passam a consumir os bens e serviços ofertados nos municípios, sobretudo onde eles são produzidos pelos moradores, gerando desenvolvimento de base local”, explicou Ana Neiry, ao pontuar que uma das propostas do Fórum é criar uma rota turística no Alto Sertão.

Para isso, o Fórum também pretende realizar um diagnóstico turístico de cada município, para elaborar um mapeamento regional, tendo como ponto de partida um estudo realizado pelo Sebrae, através de consultoria, no ano de 2017. “A criação da rota é uma das formas de integração dos municípios, que veem na atividade turística uma alternativa de promoção do desenvolvimento socioeconômico por meio de recursos naturais e culturais que caracterizam cada localidade onde o turismo acontece”, acrescentou Ana Neiry.

Por sua vez, a assistente técnica do Sebrae Paraíba, Juliene Fernandes, destacou o papel da instituição dentro do Fórum. “Nesse momento de estruturação do fórum, o envolvimento de cada município, e também das instituições de incentivo ao empreendedorismo, é de fundamental importância para que o turismo no Sertão seja fortalecido. O Sebrae está inserido nessa causa, buscando a integração entre os 24 municípios das regionais de Sousa e Cajazeiras, e contribuindo com o planejamento de ações que reflitam no desenvolvimento de toda a cadeia produtiva do turismo”, explicou.