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A inadimplência inicia regressão positiva, no entanto 84% dos devedores acreditam que as empresas estão interessadas apenas no lucro

3 de setembro de 2019

Recentemente a inadimplência no país atingiu níveis elevados, estando no auge da recessão econômica, mas segundo dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) este contexto vem se modificando positivamente. O volume de contas em atrasos no primeiro semestre de 2019 cresceu 0,9% na comparação com o final do ano anterior, representando a segunda menor variação nos atrasos desde 2012, quando a inadimplência havia crescido 5,8% no primeiro semestre. Porém apesar das boas novas para a economia, o consumidor ainda não se sente satisfeito com o tratamento realizado pelas empresas, quando este está em fase de inadimplência.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva em parceria com o serviço de cobrança da MFM TI o Negocia Fácil, que entrevistou 934 consumidores, 84% dos endividados acreditam que as empresas não se importam realmente com o seu cliente, mas apenas com o lucro final. “Este pré-conceito pregado pelo inadimplente tem como base os processos tradicionais de cobrança, que muitas vezes usam metodologias desgastantes que cobram o cliente indevidamente”, ressalta o Head de Negócio Digitais do Negocia Fácil, José Moniz.

  A sistemática tradicional adotada por inúmeros serviços de cobrança pressiona o inadimplente de forma inconveniente, o que estreita o relacionamento já construído brevemente com as companhias e afasta o consumidor da esteira de consumo. Ainda segundo a pesquisa, as contas pendentes não causam apenas problemas financeiros, 93% dos endividados têm suas vidas impactadas negativamente pelas dívidas, fato este que gera insônia e dificuldades em relacionamentos afetivos. Além disso, 51% dos entrevistados afirmam que também já discutiram com familiares por este mesmo motivo.

Este resultado da pesquisa confirmou o que Negocia Fácil, serviço de cobrança digital, já notava no seu dia a dia, os inadimplentes desejam uma cobrança descomplicada, fato este que agrega valor à marca. Em virtude desta constatação desde junho de 2017 o serviço adotou uma metodologia simples, prática e eficaz para solucionar os problemas com as dívidas, evitando o desconforto causado pela cobrança indevida. Com a proposta de “Venda de adimplência” o serviço já realizou 5,4 milhões de acordos e arrecadou mais de 300 milhões, pois proporciona ao devedor empoderamento suficiente para que ele possa escolher dentre as formas propostas, aquela que mais se adequa ao seu orçamento.

Através deste serviço totalmente digital, o consumidor navega quando e onde desejar, sem pressão ou interrupções em seu cotidiano. Com uma negociação agradável o devedor reestabelece um bom relacionamento com a marca, volta a consumir produtos e muda sua percepção. “Ao transformarmos a forma de fazer cobrança digital, proporcionamos uma nova experiência durante a negociação. Essa experiência é capaz de mudar a visão do inadimplente em relação as empresas, estabelecer novos vínculos e enfatizar que a marca se importa, sim, com seu consumidor em todas as fases”, conclui Moniz.