logo paraiba total
logo paraiba total

Como transformar seu negócio em um comércio sustentável

18 de setembro de 2019

Falar em sustentabilidade normalmente nos faz pensar em ações que buscam preservar a natureza, produzir menos poluição e gerar menos desperdício – ações que podem ser reproduzidas por qualquer ser humano. Mas, quando tentamos associar o assunto ao mundo empresarial, a coisa muda de figura. Poucas empresas se mostram preocupadas com o assunto. 

Nas palavras de Jesus Rodriguez, head latam de responsabilidade social da Subway, o descarte de materiais como o plástico é um problema global e as grandes empresas precisam buscar soluções para ele. “Em países como o Brasil, em que a infraestrutura para fazer a reciclagem destes materiais está sobrecarregada, é ainda mais preocupante”.

Em apenas três meses da campanha, ao compararmos com maio de 2019, reduzimos o uso de canudos de plástico em mais de 20% e o de tampas de plástico em 14%. Isso representa uma média mensal de quase um milhão de canudos e quase 250 mil tampas que não estão mais em circulação na América Latina. Alinhando esses canudos e tampas lado a lado, seria possível cobrir uma área de aproximadamente 325 quilômetros quadrados a cada mês.

PRODUTORES LOCAIS

Na opinião de Rodriguez, trabalhar de forma mais sustentável também passa por eliminar os intermediários e priorizar agricultores locais, ajudando a melhorar o rendimento e qualidade dos produtos.

Ele explica que quando o fornecedor passa a ter um comprador regular e de confiança, os estabelecimentos elevam os padrões de qualidade da marca e têm rastreabilidade aprimorada de suas matérias-primas e, por consequência, produtos mais frescos na loja.

“Como o agricultor está ganhando mais dinheiro, melhora a sua qualidade de vida, a da sua família e a economia das comunidades vizinhas – benefícios enormes para todos os envolvidos”, diz.

MENOS PLÁSTICOS

Neste ano, a Campanha Não Salvem os Canudos se comprometeu em reduzir em 50% o uso de canudos e tampas plásticas de uso único até o fim de 2020 em todos os restaurantes da América Latina.

Na Costa Rica, por exemplo, Rodriguez diz que a meta foi alcançada entre 2017 a 2018. No último levantamento, feito no meio de 2019, este número subiu para 70%.

“Esta é uma grande prova de que poderemos fazer o mesmo no resto do mundo”.

De acordo com o executivo, é possível chegar a esse resultado de duas maneiras: a primeira é sensibilizar através da comunicação nos pontos de venda e mídia digitais e sociais. A segunda é retirando tampas e canudos do alcance dos consumidores e tornando-os disponível apenas mediante solicitação.

ESTENDA ISSO PARA O DIA A DIA DO CONSUMIDOR

Outra sugestão de Rodriguez é fazer da campanha um convite para que os clientes reduzam o plástico em suas próprias vidas e se tornem parte da solução, como, por exemplo, não usar materiais plásticos na próxima visita ao estabelecimento.

“Também convidamos os consumidores a se envolverem na limpeza de praias e outros esforços de conservação em suas comunidades locais”.

SEJA REALISTA

O engajamento das empresas com práticas mais sustentáveis é muito valioso e importante para as marcas. No entanto, Rodriguez esclarece que é preciso ser honesto sobre o que de fato pode ser feito.

No caso da Subway, por exemplo, ele diz que será muito difícil eliminar 100% do plástico de toda a operação. Além disso, o plástico que a empresa se compromete a reduzir é aquele que não interfere na qualidade e na segurança dos produtos – em alguns processos ainda é inviável eliminá-lo por completo sem colocar em risco a segurança alimentar dos nossos consumidores.

TRANSMITA O POSICIONAMENTO DA MARCA

Seja para franqueados ou funcionários, o engajamento com a questão ambiental tem que ser geral. Rodriguez diz que a resistência de alguns reflete a falta de entendimento do impacto desse comportamento no negócio.

“A chave para transmitir essa mensagem é mostrar o impacto real que isto traz para os negócios e que esta é uma relação de ganha-ganha. E isso tem que ficar claro para a equipe, o gerente da loja , o artista de sanduíche e o franqueado”, diz.