logo paraiba total
logo paraiba total

Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos começa, em João Pessoa, com mais de 180 expositores

26 de setembro de 2019

Sob a chancela de “Nordeste Criativo”, mais de 180 expositores de diversos produtos e serviços ligados à economia criativa de toda a região estão reunidos na Capital paraibana para participar da Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos (Fincc 2019). O evento é uma realização do Sebrae Paraíba em parceria com o Governo do Estado e vai discutir o estímulo à criatividade e a colaboração dentro dos negócios, ao mesmo tempo em que promove networking e abertura de novos mercados. A expectativa da organização é que mais de 4 mil visitantes, entre empreendedores, expositores e participantes das atividades programadas, passem pela Feira.

A abertura oficial da Fincc 2019 foi realizada nessa quarta-feira (25) e contou com apresentações culturais regionais, além da presença de autoridades do Sebrae Paraíba, Ceará e Nacional e de representações governamentais. O superintendente do Sebrae do Estado, Walter Aguiar, ao participar da solenidade, destacou o negócio criativo como novo pilar da economia. “Estamos em um processo de transição e devemos levar em conta a realidade da Paraíba, para envolver aqueles que criam e fazem parte dessa economia a dar esse salto. Iniciamos esta construção e o Sebrae assume mais este desafio. Queremos construir parcerias nesse processo, por isso estamos juntos com o Governo do Estado. Esse é o momento da colaboração”, salientou.

Representando o Governador do Estado, o secretário de Articulação Política, João Gonçalves, afirmou que o executivo estadual tem pautado as atividades para a geração de emprego e renda. “São parcerias, realização de projetos e feiras realizadas para fomentar cada vez mais a economia e, nisto, o Sebrae tem sido um parceiro permanente”, frisou. O diretor do Sebrae Nacional, Flávio Barros, avaliou que a economia criativa reuniu os atores que estavam, até então, pulverizados. “É um movimento novo que tirou das sombras as pessoas ligadas à arte, cultura, trabalho manual, entre outros, que trabalhavam na informalidade. Hoje, existem espaços de artesanato e feiras que empregam muita gente”, disse.

Já o superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo, reforçou que a economia criativa pulsa no Nordeste, por ser a raiz da cultura brasileira. “Não estou dizendo que as outras regiões não fazem, mas não podemos deixar de considerar a força da economia criativa do Nordeste. Este evento é uma prova inconteste disso que, acima de tudo, tem função educativa de cultura empreendedora e de mobilização da sociedade em torno da economia do século 21”, ressaltou.

Para a gestora de economia criativa e turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, que também organiza a Fincc 2019, a parceria público-privada está dando certo e é hora de avançar. “Considerando o cenário da Paraíba, que realiza uma feira internacional que não existe igual no Nordeste nem no Brasil, estamos dando um salto qualitativo dentro desse movimento econômico, social e regional no Estado”, comentou.

A Feira – A Fincc 2019 segue com programação de palestras e oficinas, além de exposição de produtos criativos, até o próximo sábado (28), com início a partir das 14h e encerramento às 21h. O primeiro dia de feira contou com palestras e oficinas voltadas ao artesanato, moda, inovação, audiovisual e experiências práticas da economia criativa como atrativo de novos negócios e renovação de produto.

Já nesta quinta-feira (26), dentre as palestras destacam-se “Inovação e Design na Economia Criativa”, com o palestrante mexicano Frederico Hess Valdez, às 16h, e “O Futuro do Trabalho e os Negócios Criativos”, que será ministrada pela pesquisadora Datise Biasi, a partir das 20h. Entre as oficinas, será ofertada, das 14h às 16h, a “Estimulação Efetiva do Cérebro Criativo”, pelo diretor da Winn Innovation no México, Jorge Gomez Alves, e “Economia Criativa na Era Digital”, ministrada pela gestora de projetos Carla Costa.

Ainda, na programação voltada ao cinema, destaca-se o talkshow sobre “O sentido do filme: A importância das janelas na cadeia produtiva do cinema”, que vai debater a relevância dos festivais de cinema para a produção audiovisual, com o empreendedor cultural Henrique Rocha, a pesquisadora Veruska Guedes e o pesquisador Dhiones do Congo. A atividade será das 18h às 19h. Para mais informações sobre a programação completa da Feira, basta acessar o link: www.fincc.com.br.

Serviço:

Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos

Data: 25 a 28 de setembro de 2019

Horário: das 14h às 21h

Local: Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa

Mais informações: www.fincc.com.br