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Empreendedorismo na música e no mercado de eventos são temas da FINCC 2019

30 de setembro de 2019

Nem só de arte pela arte vive o artista. Inovação, captação de recursos, divulgação e produção da cadeia cultural são fundamentais para a sustentabilidade do setor, inclusive o cultural. Por isso, produtores culturais, organizadores de eventos, cantores, compositores e empresários do ramo musical se reuniram no palco principal da FINCC 2019 para debater as tendências do mercado e seus diferenciais competitivos na produção cultural. 

A mesa-redonda aconteceu no dia 28, no talk show “Você produz música?”, e contou com as presenças do empreendedor cultural Henrique Rocka, que atuou em diversos grandes eventos, como a Bienal Brasil do Livro; o jornalista Leonardo Panço, fundador da HBB – gravadora Heart Bleed Blue; o promotor do Festival Abril Pro Rock, Paulo André; o gestor de projetos culturais Lucas Formiga, que atuou na coordenação de eventos como o Fan Fest Copa do Mundo 2014 e o Festival de Cinema de Brasília; e David Dines, músico, produtor e jornalista independente. 

“Mais do que nunca, a cultura brasileira está precisando disso”, diz Paulo André, que está em João Pessoa desde o dia anterior à mesa-redonda e conheceu o som de algumas bandas locais – que, provavelmente, estarão na programação do próximo Abril Pro Rock. O empresário já viajou por várias partes do mundo (quase 600 cidades, segundo seu último cálculo) a bordo da música brasileira. “A nossa música me levou a esses lugares, então eu sei o quanto as pessoas gostam dela. Para se ter uma ideia, há três discos brasileiros nas paradas de world music da Europa, como se fosse uma resposta ao pavor que o mundo está sentindo em relação a nossa situação atual. Nós nunca produzimos tanta música e tantos festivais de música como agora. O espaço está aí, eu acredito que coisas melhores virão”, declara. 

Para ele, participar de eventos como a FINCC são sempre um aprendizado. “Defino esse evento como um encontro das pessoas certas, no lugar certo e na hora certa. Por isso digo que não vim somente trocar uma ideia, mas também aprender”, ressalta. Ele comparou a feira à terceira edição do Abril Pro Rock, em que ele juntou moda, artes visuais e selos independentes, tudo no mesmo local, para criar um mercado pop. “Essa feira teve uma programação muito diversa. Que tenha vida longa, pois esse é o caminho. A cultura é a identidade de um povo, é a nossa resistência”, conclui. 

O mercado paraibano – O empresário e produtor cultural Fabio Henrique, da Colônia Produções, avaliou como importante este momento da FINCC 2019. “ Foi um grande aprendizado, uma grande troca com grandes nome, como Paulo André. Essa experiência apresentada, essas boas histórias nos motivam e fomentam o mercado. Foi muito bom estar aqui e trocar conhecimento”, comentou Fábio. 

Para o músico Tarcísio Vieira, vocalista da Banda Primeira Estrada, a experiência foi muito boa. “Os palestrantes escolhidos pelo evento têm muita bagagem, são pessoas experientes no mercado e trouxeram muita experiências que agregaram para nós. Isso abriu a cabeça dos músicos locais para novas possibilidades”, afirmou. Após o evento, Tarcísio realizou um pocket show de meia hora, tocando os maiores sucessos da banda, que comemora este ano 10 anos de criação. 

Serviço:
Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos
Data: 25 a 28 de setembro de 2019
Horário: das 14h às 21h
Local: Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa
 
www.fincc2019.com.br
Instagram: @fincc2019