logo paraiba total
logo paraiba total

Campus Academy 2019: sete equipes vencem a Maratona Ouse Criar em João Pessoa

8 de outubro de 2019

Ideias inovadoras repletas de empreendedorismo e visão de futuro criadas para solucionarem problemas reais enfrentados por sete empresas locais. Foi com esta proposta que o Campus Academy 2019 realizou, durante três dias de imersão junto a 336 estudantes da rede estadual de ensino, a Maratona Ouse Criar. Catorze equipes formadas por alunos de Escolas Cidadãs Integrais (ECIs) e Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECITs) foram selecionadas para apresentarem seus pitches e sete soluções foram as escolhidas pela banca avaliadora.

O evento integra a programação do 6º Campus Festival e foi organizado em parceria entre Sebrae Paraíba, Governo do Estado e Luz Criações. As equipes vencedoras foram das ECITs João Pessoa (empresa Officina Móveis), José Guedes (Alliance), Irineu Pinto (Motiva), Papa Paulo VI (Abracadabra), Sesquicentenário (Brisanet), Escola Regular José Batista de Melo (Folks) e Escola Regular Padre Roma (Super Geek). Como premiação, cada empresa vai ofertar um serviço aos estudantes. A seleção dos melhores projetos apresentados se deu pela avaliação dos seguintes critérios: inovação, viabilidade mercadológica e financeira, responsabilidade socioambiental e organização.

O estudante Tiago Ribeiro, da equipe do Sesquicentenário, explicou que o desafio apresentado pela Brisanet foi a redução do uso do papel nos processos seletivos e na empresa em geral. “Pensamos em usar mais a tecnologia, com a criação de um aplicativo para fazer as provas com os candidatos. Criamos, inclusive, a interface do aplicativo. Participar do Campus Academy foi uma das melhores experiências da minha vida e abriu os meus horizontes”, destacou.

Já a estudante Shirlley Kerolayne, estudante da ECIT Papa Paulo VI, esclareceu que a equipe desenvolveu um projeto para auxiliar a empresa Abracadabra a incrementar o relacionamento com o cliente. “Elaboramos estratégias para melhorar a comunicação da empresa. Minha escola já desenvolve um projeto para nos incentivar a sermos autônomos e usarmos a criatividade e certamente essa imersão desses últimos dias abriu a minha mente para novos projetos. Usarei o empreendedorismo em minha profissão”, salientou.

Surpreendente – A gerente de Educação Empreendedora do Sebrae Paraíba, Humara Medeiros, enfatizou que o evento é fundamental para despertar a cultura empreendedora junto aos estudantes do Ensino Médio. “Eles trouxeram um belíssimo resultado com produtos que as empresas afirmaram que nem mesmo as consultorias feitas apresentaram. Assim, acredito que os estudantes ainda vão apresentar muitos resultados positivos para a sociedade paraibana”, afirmou.

O empresário da Luz Criações, Will Fonseca, frisou que as ideias mostradas durante os pitches foram surpreendentes. “Os estudantes apresentaram grandes ideias e o Campus Academy provou que eles só precisam de incentivo e oportunidade para mostrarem sua capacidade”, salientou.

O secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, afirmou que todos os participantes já são vencedores. “Este é um grande passo para quem quer inovar e empreender. O Ouse Criar vai ser um programa de grande sucesso e que vai mudar a vida de vocês. Foram ideias muito boas e com aplicação possível”, avaliou.