logo paraiba total
logo paraiba total

Entrevistas para o Empretec têm início em João Pessoa e Campina Grande

11 de outubro de 2019

Sessenta horas divididas em seis dias de completa imersão no mundo do empreendedorismo. Com conteúdos abordados de forma teórica e prática, o Empretec, seminário voltado a potenciais empresários e a donos de pequenos negócios que desejam inovar em seus empreendimentos, começa a fase de entrevistas em João Pessoa e Campina Grande. Em novembro, logo após o processo seletivo, o Sebrae Paraíba realizará o seminário com os participantes.

Em Campina Grande, a fase de entrevistas será realizada no período de 15 a 18 de outubro e o seminário acontecerá de 21 a 26 deste mês. Por sua vez, na capital paraibana, as entrevistas serão feitas de 21 a 25 de outubro e o seminário acontecerá de 4 a 9 de novembro. De acordo com a gestora do Empretec em João Pessoa, Ioná Gusmão, as entrevistas ocorrerão no Centro de Educação Empreendedora do Sebrae Paraíba.

“O objetivo da entrevista não é traçar um perfil psicológico, mas empreendedor. Ou seja, o entrevistador, por meio das perguntas, consegue visualizar se o candidato possui um perfil empreendedor e se está apto a fazer o seminário ou não naquele momento”, explicou Gusmão. A gestora também esclareceu que participar dessa fase é fundamental para ter a percepção do comportamento do candidato. “Se ele não possui um perfil empreendedor, ficará difícil imergir nas atividades propostas pelo seminário”, salientou.

O que é? – O Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios, promovido em cerca de 34 países. No Brasil, o Empretec é realizado exclusivamente pelo Sebrae. Comportamentos tais como busca de oportunidade e iniciativa, persistência, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência e comprometimento são estimuladas durante o Empretec, como forma de garantir a permanência do empreendedor no mercado.