logo paraiba total
logo paraiba total

I Festival do Abacaxi da Cecaf reúne gastronomia, oficinas gratuita, artesanato e apresentações culturais

4 de novembro de 2019

Entre os dias 7 e 9 de novembro, a Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), realiza o seu primeiro Festival do Abacaxi. O evento pretende fortalecer a cadeia produtiva do fruto, que hoje é um dos principais produtos da agricultura estadual, e proporciona inúmeros benefícios à saúde. O I Festival do Abacaxi na Cecaf é uma realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), em parceria com o programa João Pessoa Cidade Criativa, e o apoio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) e outras Secretarias.

A Cecaf já é conhecida atualmente por reunir 132 agricultores familiares de 23 municípios paraibanos. Nas quintas, sextas e sábados acontece no local a tradicional feira da agricultura familiar. Além de produtos naturais é possível também encontrar um setor de orgânicos, lanchonetes, restaurantes e uma vasta produção de artesanato. Cleide da Silva é agricultora e mora em Itapororoca, há 73km de João Pessoa. Ela está entre os comerciantes que trabalham no local.

“Tô na Cecaf há quase três anos e estou empolgada com a movimentação que o Festival vai trazer aqui. Temos o exemplo do Festival do Milho, que os nossos clientes já conhecem e rende um bom lucro no meio do ano. Eu aprendi a plantar abacaxi com oito anos de idade. A região é muito boa para o cultivo. A renda da minha família sempre foi tirada da vida no campo, todo mundo vive do plantio. Hoje nosso trabalho é valorizado aqui, porque o que vendemos vai direto para o consumidor, então o lucro é de 100%”, explicou a agricultora.

Durante o evento serão ministradas oficinas de crochê e ponto russo, ministradas pela SPPM. As inscrições são gratuitas e para se inscrever, basta procurar a Cecaf, no José Américo, de terça a sexta-feira, das 8h às 12h, levando RG, CPF e comprovante de residência. Também é possível se inscrever na sede da Secretaria, no Paço Municipal, levando a mesma documentação, em horário de expediente, das 8h às 17h.

“Pensamos em um evento que consiga abranger a diversidade que a Cecaf comporta atualmente e o Festival do Abacaxi vem pra somar ainda mais no nosso calendário de eventos. Os agricultores, as cozinheiras e os artesãos estão intensificando a produção focando no fruto e as pessoas vão poder encontrar produtos de excelente qualidade comercializados a preços acessíveis”, destacou Rogeany Gonçalves, coordenadora da Cecaf.

A programação também reúne apresentações culturais e shows gastronômicos. Os detalhes da programação estão disponíveis está no link.

Serviço:

I Festival do Abacaxi na Cecaf

Data: 7, 8 e 9/11

Local: Cecaf – Avenida Hilton Souto Maior, 1112, José Américo. (vizinho ao NATU – TRE)

Inscrições para as oficinas gratuitas de crochê e ponto russo:

Na Cecaf, de terça a sexta, das 8h às 12h. Levar documentos pessoais. Também pode ser feita no Paço Municipal, na Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, das 8h às 17h.