logo paraiba total
logo paraiba total

Semana Global de Empreendedorismo começa em todo o país no dia 18 de novembro

8 de novembro de 2019

“Empreender é viver o futuro hoje”. Esse será o tema da 12ª edição da Semana Global de Empreendedorismo (SGE), que acontece de 18 a 24 de novembro, em todos os estados do país, incluindo a Paraíba. O evento é um movimento que inspira, conecta, capacita jovens e adultos que se interessem por empreendedorismo. Durante sete dias, acontecerão palestras, workshops, oficinas, feiras, cursos, debates, competições online. No Brasil, a programação irá além – se estendendo ao longo de todo o mês de novembro. Na Paraíba, já são mais de 110 eventos registrados.

“Para o Sebrae, é imprescindível divulgar estimular a atitude empreendedora, e, por isso, durante todo o mês de novembro estaremos promovendo atividades que capacitem cada vez mais esse público. Na Paraíba, já são mais de 173 mil negócios registrados pela Receita Federal, gerando renda e desenvolvimento para o estado”, disse o superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar.

Os principais destaques da programação no estado são o Fórum de Educação, Empreendedorismo e Políticas Públicas, que irá acontecer no próximo dia 12 de novembro, e o Empretec Celebration, que irá marcar os 20 anos do Empretec, no dia 21 deste mês. 

A cerimônia de abertura nacional será no dia 18 de novembro, no Palácio do Planalto, e contará com a presença do Presidente da República e outras autoridades. Na mesma semana, acontecerá “A casa do empreendedor”, no Sebrae Nacional, evento presencial de inspiração de empresários com transmissão via web. Cases de sucesso irão expor histórias inspiradoras para incentivar o próximo passo na jornada do empreendedorismo, seja por meio da formalização, da superação dos desafios da gestão no primeiro ano de vida, da incorporação de inovações, entre outros. 

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, ressalta que o evento irá abordar o empreendedorismo do futuro com uma visão inclusiva. “É fundamental tratar a inovação como um processo de inserção transversal nos negócios. Iremos trabalhar quais comportamentos empreendedores e competências são necessários para que os donos de pequenos negócios possam enfrentar os desafios que encontrem pela frente”, destacou Melles.

O Sebrae é a instituição host, responsável pela coordenação nacional, justamente com o Conselho da SGE, composto pela Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Anprotec, Artemisia, Brasil Junior, CONAJE, Endeavor e Junior Achievement; além de órgãos do poder público, empresas, organizações não governamentais, incubadoras, aceleradoras, entre outros agentes da sociedade.