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Presente de natal, 66% dos paraibanos pretendem presentear amigos e familiares na data

15 de novembro de 2019

O Natal é época de se confraternizar e de presentear
também. É o que pretende fazer 66,27% dos paraibanos entrevistados pelo
Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba. A Pesquisa
de Intenção de Compras para as Festas de Fim de Ano 2019 mostrou que houve um
aumento de 3,47p.p. em relação ao Natal do ano passado, quando a intenção de
presentear foi de 62,80%. O resultado deixa o comércio otimista para a data
considerada a mais importante para o setor.

Segundo o Presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi
Medeiros, a economia brasileira vem apresentando sinais de recuperação. “A
queda nas taxas de juros e na inflação, junto com as medidas que vêm sendo tomadas
pelos governantes, nos últimos meses, está trazendo de volta o otimismo de
consumidores e empresários e boa parte deste otimismo deve ser direcionado para
as compras neste Natal”, ressaltou.

Para este ano, os que mais receberão presentes serão
os filhos, indicados por 50,54% dos consumidores, seguidos pelos namorados ou
cônjuge (44,80%). Também têm aqueles que vão se presentear (37,28%), os que vão
dar presentes à mãe (32,62%), ao pai (15,41%) e a amigos (11,11%).

Produtos, gastos e formas de
pagamento

Por mais um ano, as peças de vestuário e os calçados
ficaram como as principais opções de presente, citados por 65,38% e 25,74% dos
entrevistados. Em seguida aparecem eletrodomésticos e eletroeletrônicos (17,75%),
brinquedos (15,98%) e perfumes (10,36%). Em média, o gasto com presentes de fim
de ano deve ficar em torno de R$279,55, por consumidor, uma leve retração de 1,35%
em comparação ao ano passado. A maioria dos entrevistados (29,29%) pretende
gastar em torno de R$100 com as compras, já 26,92% preferem comprar presentes
entre R$101 e R$ 250. Nota-se que apenas 6,51% dos entrevistados pretendem
gastar acima de R$ 800. E em relação à forma de pagamento, a preferência dos
consumidores é o pagamento a prazo, citado por 60,06%. Destes, a maioria (98,52%)
utilizará o cartão de crédito. O pagamento à vista foi citado por 39,05%, sendo
que 63,64% destes pretendem pagar em espécie, dependendo do desconto oferecido
pelo lojista.

Local, período de compras e situação
financeira

As compras em shoppings centers, mais
uma vez, apareceu como as preferidas, apontadas por 64,79% dos entrevistados, enquanto
52,96% buscarão os presentes nas lojas do Centro da capital. As compras via
internet obtiveram a terceira maior indicação, com 13,61% do total de local
citado para efetuar as compras natalinas. Esta preferência pela internet vem
crescendo a cada ano e apresentou alta de 3,10 p.p.

A maioria dos consumidores realizará suas compras em
dezembro, sendo 45,27% no início e 19,53% na semana do Natal. Esse grupo afirma
que deixará as compras para uma data mais próxima do Natal na expectativa que
aumentem as ofertas. Já 31,66%, que buscam lojas mais vazias, realizarão as
compras ainda no mês de novembro ou antes, também por já aproveitarem a Black
Friday. Por outro lado, 2,96% de respondentes vão aguardar as liquidações que
normalmente acontecem em janeiro para realizarem as compras.

Quando questionados sobre a situação financeira,
42,35% dos respondentes afirmaram estar em situação financeira semelhante a que
tinha em 2018. Já um grupo de 32,55% de respondentes afirmou se encontrar em
situação financeira pior, devido à queda na renda (43,37%), desemprego do
próprio entrevistado ou de algum membro da família (34,34%) e dívidas
(30,12%).  Por outro lado, 25,10%
afirmaram estar em situação melhor, pois houve aumento da renda (88,28%) e
surgimento de novos empregos para algum membro da família (11,72%).

13º salário

As compras natalinas devem ser o principal destino
do 13º salário da maioria dos consumidores este ano, totalizando 50,17% dos
entrevistados, resultado superior ao do ano passado em 13,02p.p. Em seguida,
aparecem os que pretendem usar o dinheiro para o pagamento de dívidas (30,80%) ou
que pretendem economizar (43,25%). Como é possível a utilização do 13º para
diferentes fins, o somatório das respostas ultrapassa os 100%.

Perfil do consumidor

A maioria dos consumidores respondentes é do sexo
feminino (50,98%). Em relação ao estado civil, os solteiros aparecem em
maioria, com 44,12%, seguidos pelos casados ou em regime de união estável (41,96%).
Os entrevistados têm, em sua maioria, entre 21 e 26 anos (21,96%), seguidos por
aqueles com idades entre 33 e 38 anos (18,04%). A maior parte dos entrevistados
possui Ensino Médio completo (37,45%), seguidos pelos que possuem Superior
completo (27,25%) e Superior incompleto (19,80%).

No que diz respeito à faixa de renda, os que recebem
entre um e dois salários mínimos aparecem na frente, com 30,98% do total,
seguidos por quem recebe até um salário mínimo (22,55%) e os que não possuem
renda (17,65%), que são as pessoas que estão fora do mercado ou não possuem
ocupação remunerada, dependentes financeiros ou estudantes. O menor número de
entrevistados tem renda maior que dez salários mínimos (2,34%).

A maior parte dos entrevistados trabalha em empresas
privadas (36,08%), seguidos pelos autônomos/profissional liberal (14,31%),
estudantes (12,35%), funcionários públicos (10,98%), aposentados e pensionistas
(9,02%) e desempregados (8,82%).

Metodologia

  Foram entrevistadas, aleatoriamente, 510 pessoas
(maiores de 18 anos e residentes) nos pontos onde há um maior fluxo de
consumidores na Região Metropolitana de João Pessoa, entre os dias 17 e 25 de
outubro. A pesquisa tem um índice de confiança de 95% e um erro amostral de 4,33%.
A sondagem se baseia em questionário estruturado, constituído, em sua maioria,
por questões fechadas. A Pesquisa de Intenção de Compras para as Festas
Natalinas é realizada pela Fecomércio desde 2004.