logo paraiba total
logo paraiba total

Única startup brasileira especializada em acelerar empreendimentos femininos está na Paraíba

19 de novembro de 2019

Neste 19 de novembro, marcado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, a startup Be.Labs, única aceleradora brasileira voltada exclusivamente para ideias e negócios capitaneados por mulheres, tem muito a celebrar. Com apenas um ano e meio de atuação, ela já impactou mais de 40 empresas e foi recentemente agraciada com o Prêmio WEPs Brasil 2019, concedido pela ONU Mulheres e o Pacto Global. 

“Receber esse prêmio foi emblemático, um reconhecimento muito significativo”, comemora Marcela Fujiy, cofundadora da Be.Labs. A premiação, no entanto, é apenas um dos muitos passos que a empresa pretende dar no caminho para mudar a vida de mulheres que queiram iniciar uma jornada no empreendedorismo ou turbinar empresas estagnadas. “A nossa intenção é acelerar um futuro inclusivo, diverso e abundante. Por isso, queremos expandir o nosso trabalho e buscar formas de impactar ainda mais mulheres”, acrescenta.

Segundo o Monitoramento de Empreendedorismo Global (GEM), as mulheres vêm ganhando cada vez mais espaço no mundo dos negócios, com uma fatia de 51% do mercado de empresas no Brasil – e a tendência é que essa porcentagem aumente. Desse crescimento, vem a necessidade – como defende Marcela – de as mulheres se capacitarem e se preparem bem para vencer no mundo dos negócios. 

“Propósitos, planos de negócios, marketing digital e jurídico, enfim, tudo isso é visto em nosso programa. O nosso papel é levar esses conhecimentos e informações para as mulheres empreendedoras, além de trabalhar a empatia, a sororidade e a diversidade nas empresas”, completa Clara Magalhães, cofundadora da aceleradora. Com isso, a Be.Labs reafirma o seu compromisso com o empoderamento das mulheres e a equidade de gênero por meio do acesso à inovação.

Suécia e furacões – A explicação para a Be.Labs trabalhar exclusivamente com mulheres está em alarmantes dados oficiais, como o fato de Brasil ser o 5º país mais violento para as mulheres, segundo a Organização Mundial da Saúde. Para Marcela, isso só vai acabar quando as mulheres participarem e tiverem mais oportunidade na economia; priorizarem a sua formação educacional; participarem mais da política; e passarem a viver em um país mais seguro e saudável. 

E por isso a empresa é uma startup com mindset sueco, que se baseia em preceitos como boa-fé, confiança e respeito. “É um mindset que traz o equilíbrio que buscamos, pois a Suécia é um país referência em igualdade de gênero”, diz Marcela, que morou 12 anos nesse país europeu e trouxe de lá experiências inovadoras para serem adequadas a nossa realidade. 

Outra ideia que conceitua a Be.Labs é a do furacão (a própria marca da empresa é uma representação desse fenômeno da natureza). “Os furacões mais fortes têm nomes femininos, porque não foram levados a sério e as pessoas não se prepararam de forma adequada para recebê-los”, complementa Christian Fujiy, cofundador da empresa. Uma analogia com a força da mulher, muitas vezes ignorada, e com a destruição de preconceitos que paralisam o empreendedorismo feminino. 

Com a missão de promover mudanças positivas na sociedade, a Be.Labs tanto apoia e incentiva empreendedoras, conectando-as a uma rede maior de negócios, como participa de eventos voltados para o empreendedorismo, a inclusão, a sustentabilidade e a participação da mulher nos negócios. “O futuro é empreendedor e feminino”, ratifica.

WEPs Brasil – A entrega do prêmio aconteceu no último dia 7 de outubro, durante a cerimônia de abertura do Fórum WEPs, que abordou o tema “Princípios de Empoderamento das Mulheres 2019: Um chamado à ação pela transformação social”. O Prêmio está na terceira edição e é realizado pelo Programa Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios – uma parceria entre a ONU Mulheres, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a União Europeia (EU). Financiada pela última, a premiação tem o objetivo de promover o empoderamento econômico e a liderança das mulheres como um dos pilares para um crescimento sustentável, inclusivo e equitativo. Na mesma categoria da Be.Labs, ganharam as empresas Think Eva, Multi Centro, Raízes e Julietto.