logo paraiba total
logo paraiba total

Sebrae Paraíba e Rio Grande do Norte firmam parceria com FBB para fortalecer ostricultura local

10 de janeiro de 2020

O Sebrae da Paraíba e do Rio Grande do Norte firmaram, nessa quinta-feira (9), uma parceria com a Fundação Banco do Brasil (FBB) para a construção de uma depuradora de ostras na divisa entre os dois estados. A iniciativa, que tem apoio do Sebrae Nacional, deverá beneficiar cerca de 200 famílias dos municípios de Canguaretama e Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, e Marcação, na Paraíba, que sobrevivem da produção e comercialização de ostras.

Durante reunião realizada no Sebrae RN, o projeto feito pelas instituições foi apresentado aos representantes da FBB. Em seguida, nesta sexta-feira (10), foi realizada uma missão técnica para os municípios de Marcação e Tibau do Sul, onde moram as famílias que serão beneficiadas com o instrumento. Estima-se que o projeto gere em torno de R$ 1,3 milhão para os dois estados.

Representando o Sebrae Paraíba, o analista técnico Jucieux Palmeira explicou que a primeira parcela do projeto de construção da depuradora deverá ser liberada até o início de março deste ano. A previsão é que a ferramenta seja concluída até novembro deste ano. “As visitas técnicas foram realizadas para que a região fosse conhecida pelos representantes da Fundação, e para que eles pudessem fazer uma análise profunda sobre a situação local”, afirmou, acrescentando que mais uma reunião está programada para o dia 5 de fevereiro.

Ao mesmo tempo em que a estrutura física for concluída, os beneficiados terão participado de capacitações para uso da depuradora. “O objetivo é tornar a ostra produzida apta ao consumo alimentar, ou seja, preza-se pela segurança alimentar. O setor será beneficiado, além disso, porque fomentará a produção e comercialização do produto”, destacou Jucieux Palmeira.