Linguagem
Novos créditos para investimento

Banco do Nordeste assina 21 convênios com prefeituras para regularização de dívidas rurais

Operações enquadráveis dos municípios contabilizaram R$ 2,1 milhões

Foto: divulgação
O Banco do Nordeste encerrou o ano de 2019 na Paraíba contabilizando 21 convênios assinados com prefeituras para regularização de dívidas de produtores rurais. Os convênios viabilizaram a liquidação de débitos com enquadramento no artigo 1º da Lei 13.340/2016 e foram aprovados pelas câmaras municipais. As operações dos municípios enquadráveis na lei contabilizaram  R$ 2,1 milhões.

Os convênios habilitaram os agricultores para a concessão de novos créditos para investimentos. A ação foi articulada pelos agentes de desenvolvimento do BNB com as prefeituras e câmaras. Entre os municípios contemplados estão: Bom Jesus, Juazeirinho, Água Branca, Princesa Isabel, Prata, Coremas, Patos e Pedras de Fogo.

O gerente executivo estadual do Programa Nacional de Agricultura Familiar e Pequeno e Miniprodutor Rural do Banco, Keke Roseberg, destaca o esforço realizado para contemplar o público enquadrado pela lei. O instrumento legal estabelece percentuais de abates que chegaram a até 95% de desconto para liquidação de débitos.

"Ao firmarem os convênios, as prefeituras auxiliaram os produtores rurais a resgatarem a cidadania de crédito, voltando a ser possível para os homens e mulheres do campo almejarem a melhoria de vida por meio do crédito do BNB", ressaltou.

Em Pedras de Fogo, por exemplo, foram contempladas inicialmente 35 famílias de produtores rurais que foram beneficiadas pela lei municipal 1.050/2018.




Assessoria