logo paraiba total
logo paraiba total

Milagre Sertão celebra resultados das ações realizadas em 2019

17 de janeiro de 2020

O Projeto Milagre Sertão é uma ONG criada em 2013, com sede em João Pessoa, atuante em todo o estado da Paraíba que busca melhorar a qualidade de vida dos sertanejos por meio de projetos sustentáveis e inovadores. O projeto realiza diversas ações para arrecadar itens como kits de higiene bucal, alimentos não perecíveis, peças de vestuário, livros, entre outros, dependendo do objetivo da ação. Em 2019, foram quatro ações comunitárias no interior do Estado que beneficiaram mais de 800 pessoas, em cerca de 250 famílias. 

Em abril, a primeira ação do ano aconteceu na zona rural de Itaporanga, onde cerca de 45 voluntários levaram aos moradores das Comunidades São João, Cachimbo Apagado e Riacho da Onça, atendimento médico e odontológico, reformas, recreação infantil, corte de cabelo, palestras sobre empreendimento, artesanato, educação sexual e agricultura. Além disso, foram distribuídos 90 filtros de barro, quase 3.000 peças de vestuário, 120 kits de higiene, e um almoço para aproximadamente 350 pessoas. O dia terminou com um trio pé de serra, e com a distribuição cestas básicas, que beneficiou mais de 80 famílias. 

Sempre em busca de proporcionar melhor qualidade de vida aos moradores, em julho, a ONG levou para a comunidade de Xique-Xique suporte e conhecimentos sobre agricultura. Durante a visita, os voluntários finalizaram o processo de cercamento da fazenda, definiram com as famílias as técnicas para serem implantadas, também treinaram a equipe de gerenciamento do projeto, além de fazer a coleta e análise do solo e da água do local. Ao final, a equipe de voluntários visitou os viveiros de mudas nativas que foram desenvolvidas pelos próprios moradores.

Em outubro, o projeto realizou uma expedição especial com a campanha “Você faz Milagre”, levando contribuições voluntárias para a reforma da Escola Antônio Ferreira da Costa, na Comunidade Lagedo Grande. Foram mais de 200 crianças atendidas e beneficiadas com a reforma da escola. As crianças também receberam atenção especial: contação de histórias, músicas e brincadeiras ocorreram durante todo dia. Para Marcele Jardim, uma das voluntárias da ONG, a campanha direcionada a viabilizar a reforma da escola foi um sucesso. “Os estudantes ganharam, além de uma escola mais bonita, reparos hidráulicos nos banheiros e elétricos nas salas, um parquinho de pneus e uma mini quadra de basquete”, contou Marcele. 

Para celebrar o Natal de forma especial, o Projeto Milagre Sertão realizou uma ação única em Ingá. Após campanha de arrecadação de brinquedos e alimentos, o projeto conseguiu beneficiar 40 famílias e mais 35 crianças, além de levarem todos eles para passeios culturais, no Museu de Achados arqueológicos, e a Pedra do Ingá, que tem inscrições rupestres. 

A ONG Milagre Sertão fica na Rua Antônio Rabelo Júnior, nº 81 Sala 01 e 02 – Miramar. Outras informações, no site milagresertao.org/, no (83) 3021-9891 e no insta @milagresertao.