logo paraiba total
logo paraiba total

Em João Pessoa, restaurante Camarada Camarão abre as portas em grande estilo

23 de janeiro de 2020

A abertura do restaurante Camarada Camarão em João Pessoa pode ser definida como uma noite para se apurar os sentidos: a visão, pela beleza do lugar; o tato, pelos muitos abraços entre pessoas queridas; a audição, pela conversa solta e a música de qualidade; o olfato, pelo delicioso perfume que acompanhava cada bandeja; e, claro, o paladar, pelas irresistíveis receitas criadas por François Schmitt, chef executivo do Camarão há uma década. O evento aconteceu nessa terça-feira, 21, no Mag Shopping, em Manaíra, numa noite concorrida e iluminada pela presença de personalidades da sociedade e do jornalismo da Paraíba.

Para Sylvio Drummond, diretor do Grupo Drumattos (do qual o restaurante faz parte), a abertura de uma casa da rede em João Pessoa era um sonho acalentado há muito tempo, faltava apenas o lugar apropriado. “Passamos dez anos ‘namorando’ o Mag Shopping, até que chegou o momento certo de oficializar essa parceria. Estamos em um lugar privilegiado, com 800 m², 180 lugares, bom espaço para armazenamento, cozinha moderna – e tudo isso de frente para o mar”, empolga-se.

A animação de Sylvio não é sem fundamento, já que, segundo ele, a inauguração do Camarada Camarão foi além das expectativas. “Estive em todas as inaugurações das nossas casas, mas a de João Pessoa foi inesquecível”, avaliou. Ao todo, 268 convidados estiveram no evento, que contou também com a participação maciça dos mais festejados blogueiros e influenciadores digitais de João Pessoa.

A vinda do Camarão Camarada para João Pessoa coincidiu com um momento de efervescência gastronômica vivenciado pela casa. “É uma ocasião muito propícia por três motivos: a parceria com o Mag Shopping, a localização da casa e a tendência econômica e gastronômica que João Pessoa experimenta”, diz. O restaurante propiciou a abertura de 80 empregos diretos, com equipes treinadas por funcionários da sede, em Recife.

Qualidade e amor – Das nove inaugurações do Camarada Camarão, o chef François Schmitt, francês que adotou o Brasil como lar há mais de 20 anos, participou de oito. Para ele, o segredo do sucesso não está apenas no fato de a casa ser especializada no crustáceo que lhe dá nome ou nas receitas que unem os sabores das cozinhas mediterrânea e nordestina, mas na boa energia e no comprometimento da equipe. “É uma empresa grande, mas que não perdeu o amor por aquilo que faz”, ressalta.

Segundo o chef, além da alta qualidade dos insumos utilizados nos seus pratos, o Camarada Camarão tem uma cozinha preparada para atender as demandas específicas do próprio cardápio. Espaço para a locomoção fluida dos funcionários, balcões e equipamentos em aço inox, armários apropriados e utensílios funcionais são itens comuns a grandes restaurantes. O diferencial do Camarada está nos monitores interligados pelo Kitchen Display System (KDS), software de gestão que permite a visualização dos pedidos pelos funcionários e otimiza a comunicação entre o atendente e a cozinha, o que evita atrasos na entrega. “A nossa cozinha é moderna e muito bem equipada, parece uma nave espacial”, brinca François.

O restaurante tem preços justos e um cardápio que vai além das variadas versões para o camarão, com espaço para peixes, carnes, frangos, massas, saladas e sobremesas. Tem, ainda, uma carta diversificada de bebidas, com rótulos nacionais e internacionais. Todos os dias, realiza o Happy hour Camarada, das 17h às 20h, com chope, drinks e whisky (exceto garrafas) pela metade do preço, além de petiscos com preços especiais. Campeã de vendas também é a linha Due, com pratos especiais para duas ou três pessoas, a partir de R$ 79,00.

Rusticidade elegante – Com investimento total de R$ 3 milhões, o projeto de decoração do Camarada Camarão em João Pessoa é assinado pelo renomado arquiteto Ricardo Campos, do escritório Santa Irreverência, do Rio de Janeiro. “É a sétima casa que ele projeta para o grupo, e em cada uma ele vai acrescentando um detalhe. Em João Pessoa, foram as luminárias de cobre”, diz Sylvio.

A ambientação da casa mescla peças de barro, madeira, palha, bambu e estampas de chita a elementos como espelhos, vidro, cobre e plantas naturais, tudo com iluminação direcionada, numa criação colorida e aconchegante. Receitas de moqueca de camarão, camarão ao fondue, camarão na moranga e bobó de camarão viraram quadros e complementam a decoração.

Desafio – A rede Camarada Camarão passou a ter, a partir de agora, nove restaurantes: o primeiro é o de Boa Viagem (PE), o segundo foi aberto no Shopping Recife (PE) e o terceiro no Rio Design Barra (RJ). O quarto foi inaugurado no New York City Center (RJ), o quinto no Shopping RioMar Recife (PE), o sexto no Shopping RioMar Aracaju (SE) e o sétimo no Shopping RioMar Papicu (CE). O oitavo está no Salvador Shopping (BA). “Os próximos passos serão para fora do Nordeste, em Brasília e São Paulo, com mais cinco unidades. Em quatro anos, queremos ter um total de 20 restaurantes da rede no Brasil. Será um grande desafio”, antecipa o diretor.

Serviço

Restaurante Camarada Camarão

Mag Shopping, bairro de Manaíra

www.ocamarada.com.br

@camaradacamarao

@camaradacamaraojoaopessoa