logo paraiba total
logo paraiba total

OLX anuncia compra Grupo Zap por R$ 2,9 bilhões

6 de março de 2020

A Adevinta, uma das controladoras da plataforma de marketplace OLX Brasil, anunciou na terça-feira (3) um acordo de compra da totalidade das ações do Grupo Zap, que compreende as plataformas de classificados de imóveis Zap e Viva Real.

A transação, de R$ 2,9 bilhões em dinheiro, será financiada igualmente pelas duas acionistas da OLX Brasil, a Adevinta, multinacional de plataformas de compra e venda online e a Prosus, grupo de negócios de internet dono do OLX Group.

“A OLX Brasil e o Grupo Zap, atualmente entre os players mais relevantes em classificados online de imóveis no Brasil, são plataformas altamente complementares”, disse a Adevinta em comunicado. “A aquisição, portanto, oferecerá uma ótima oportunidade de sinergias e criação de valor”.

A intenção é melhorar o mercado imobiliário do país, “oferecendo mais opções de serviços com maior base de dados de propriedades”, continua a Adevinta. A soma entre as plataformas totaliza mais de 12 milhões de classificados de imóveis, de acordo com a companhia.

“Já temos uma forte presença no mercado imobiliário online na Europa, África do Sul e outros países latino americanos, e estamos ansiosos para explorar novas oportunidades de crescimento no Brasil”, disse Martin Scheepbouwe, CEO do OLX Group, no documento a investidores.

A transação está sujeita ao aval da autoridade reguladora (Cade) e outras condições. As empresas esperam finalizar o acordo no segundo semestre de 2020.

J.P. Morgan e Allen & Company são os assessores financeiros exclusivos da OLX Brasil e do Grupo ZAP nessa transação.

Momento aquecido

Com a queda da taxa de juros e a recuperação econômica, o setor imobiliário está aquecido no país. Os ganhos esperados, na visão da Adevinta, devem ser “particularmente substancial para os classificados online, conforme essas plataformas crescem em popularidade e tráfego”. A companhia também espera se beneficiar do amadurecimento do consumidor brasileiro nessa frente.