logo paraiba total
logo paraiba total

TV ALPB exibe 14 documentários próprios e especial sobre coronavírus na TV aberta no período de quarentena

19 de março de 2020

A TV da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) também está fazendo a sua parte para ajudar na prevenção contra o Coronavírus. A partir desta quinta-feira (19), a ALPB vai exibir, em TV Aberta, uma programação diferente como medida para incentivar a população a ficar em casa para conter a pandemia.

Uma série de documentários e um programa voltado a esclarecer dúvidas sobre o novo vírus vão estar disponibilizados durante o período de quarentena. O objetivo do Poder Legislativo é contribuir para que a tarefa de ficar em casa fique mais fácil, já que a população deve evitar aglomerações e, se possível, ficar em casa.

A TV Assembleia vai reprisar em sua grade em canal aberto o programa Viva Saúde especial sobre Coronavírus, que tem a participação do pneumologista Rodolfo Barcelar respondendo todas as dúvidas sobre a pandemia, além de esclarecer o que é mito e o que é verdade sobre o vírus.

Para incentivar a permanência da população em casa, a TV também exibirá 14 produções que relatam temas culturais, políticos e históricos da Paraíba e do Brasil. Você pode acompanhar a programação completa da TV Assembleia Legislativa da Paraíba através dos canais 40.2 (TV aberta); 14.2 (Patos e Região – TV aberta); 15.2 (Campina Grande e Região – TV aberta ); 11 na net e 340.2 na Sky, GVT e Claro.

Abaixo segue alguns dos documentários que serão exibidos:

– ”SUA MAJESTADE O REI DO RITMO” – JACKSON DO PANDEIRO

O documentário narra a história do paraibano de Alagoa Grande que ajudou a popularizar a música nordestina no país com canções de xote, xaxado, coco e baião. O material perfaz a trajetória pessoal e profissional do “Rei do Ritmo”, desde a infância pobre até a fama e renome na música popular brasileira, através de diversos depoimentos, incluindo histórias inéditas de pessoas próximas e revelações de um grande artista brasileiro sobre os últimos momentos de vida do cantor.

– DOM JOSÉ – ”FAZENDO FORTES OS FRACOS”

Documentário que faz um relato da vida e obra do primeiro bispo negro do Brasil. Conhecido carinhosamente por Dom Pelé, foi um defensor da justiça social e dos direitos humanos e em defesa dos negros e oprimidos. Conhecido pelos apelidos de “Dom Zumbi” e “Dom Pelé”, foi reconhecido pela humildade com que exerce sua função e pelo trabalho social que realiza, em especial na defesa dos negros e oprimidos. O bispo atuou em defesa dos direitos humanos, contra a discriminação e o racismo.

– CHATÔ – ”O IMPÉRIO DO REPÓRTER”

O filme conta a história de Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello. Chatô nasceu no dia 4 de outubro de 1892 na cidade de Umbuzeiro e destacou-se no cenário nacional como jornalista, empresário e político. Morreu em 4 de abril de 1968, aos 75 anos. O documentário conta a trajetória de um dos homens mais influentes do Brasil. O material aborda curiosidades do criador do Diários Associados, que chegou a ser o maior conglomerado de comunicação da América Latina e traz entrevistas exclusivas com pessoas que trabalharam  com Chatô, a exemplo da enfermeira Emilia Belchior, que cuidou do magnata das comunicações durante oito anos e de o repórter Adirson Vasconcelos, que trabalhou com o paraibano nos Diários Associados, na sucursal de Brasília.

– ELIZABEHT TEIXEIRA – ”MULHER DA TERRA”

O documentário apresenta a história da trabalhadora rural na luta pela reforma agrária no Brasil, através das Ligas Camponesas, um dos maiores movimentos sociais pela melhoria de condições de vida no campo do país. O trabalho documental revela os passos de Elizabeth Teixeira, desde o nascimento no povoado Antas do Sono, atual município de Sobrado, onde enfrentou as primeiras dificuldades sociais, até o início do romance proibido com João Pedro Teixeira, trabalhador rural e, posteriormente, líder das Ligas Camponesas em Sapé. O documentário traça também os rumos do movimento após a morte de João Pedro Teixeira.

– EPITÁCIO PESSOA – ”UM PARAIBANO NA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA”

O especial conta a trajetória de Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa, paraibano de Umbuzeiro que ganhou projeção nacional e Internacional e, inclusive, dá nome a ALPB, também chamada Casa Epitácio Pessoa. Epitácio foi o único brasileiro da história integrar as três esferas do poder no país. Ele foi presidente do Brasil, deputado federal, ministro da Justiça, ministro do Supremo Tribunal Federal, procurador-geral da República e senador. Quando deixou a Presidência, o paraibano assumiu o cargo de juiz da Corte Internacional de Haia. Morreu em 13 de fevereiro de 1942, na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, aos 77 anos.

– QUILOMBOS NA PARAÍBA

No documentário “Quilombolas na Paraíba”, a TV Assembleia apresenta o artesanato, a agricultura, as manifestações culturais, com apresentação da dança do coco e ciranda e a gastronomia. O material faz um passeio pelo cotidiano das comunidades quilombolas e como vivem da culturas de subsistência, como mandioca, inhame, batata-doce, bem como da criação de animais e fruticultura.

– JOÃO PESSOA – ”DA REVOLUÇÃO À VIDA”

O especial conta a história do político João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque. nascido em Umbuzeiro, na Paraíba, no dia 24 de janeiro de 1878, João Pessoa foi indicado para vice-presidente da república na chapa do gaúcho Getúlio Vargas. No dia 26 de julho de 1930, João Pessoa foi assassinado no centro da cidade do Recife, com cinco tiros disparados pelo advogado e jornalista João Dantas. As versões das famílias Dantas, Pessoa e Beiriz reunidas em um documentário produzido pela TV Assembleia.

– LAGOA 1975

Umas das maiores tragédias da história da Paraíba é contada de forma documental nesses especial. Quando um barco do Exército afundou na Lagoa, sem salva-vidas, com cerca de 200 pessoas à bordo, matando 35 pessoas, dentre estas 28 crianças, num dia 24 de agosto de 1975, nas comemorações do Dia do Soldado. Era um domingo e centenas de pessoas estavam na área central da cidade para acompanhar os eventos em comemoração ao Dia do Soldado. A atração que chamava mais atenção do público era o passeio nas águas da Lagoa a bordo de uma portada. Quando a embarcação fazia sua última viagem, houve um alarme de que estaria entrando água no barco gerando pânico.

– PENHA – PROCISSÃO DE FÉ

O documentário desvenda os mistérios que leva milhares de fiéis a acompanhar anualmente a maior romaria do estado da Paraíba. Durante o programa, histórias de pescadores, donas de casa, historiadores e organizadores da procissão são resgatadas e revelam os bastidores da procissão que conta a relação dos homens com o sagrado. A Romaria ocorre anualmente no último domingo de novembro e tem um percurso de 14 quilômetros. O Santuário da Penha faz parte do roteiro histórico e turístico do litoral paraibano e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), em 26 de agosto de 1980.

– ESPECIAL CIDADE DE JOÃO PESSOA

O documentário conta a história de uma das mais antigas capitais do Brasil, é também conhecida como “Porta do Sol” porque no município está localizada a Ponta do Seixas, ponto mais oriental do continente americano. Foi fundada por colonizadores portugueses com o nome de Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, em 5 de agosto de 1585.

– TRILHA DOS POTIGUARAS 

O trabalho jornalístico mostra os caminhos e histórias da resistência indígena brasileira às batalhas e invasões da coroa portuguesa durante a colonização do Brasil. Em tom documental, o material conta com uma rica produção que resgata a cultura e os costumes dos potiguaras, que habitavam grande parte do litoral dos estados da Paraíba ao Maranhão, apresentando cenários naturais de falésias a matas densas no trajeto entre os rios Mamanguape e Camaratuba.

ESPECIAL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA 180 ANOS

O especial traz um minucioso levantamento da trajetória parlamentar na Paraíba desde o surgimento até os dias de hoje com a Assembléia Legislativa servindo com uma importante ferramenta de consolidação da democracia.

O material conta um pouco dos 180 anos de história desde a primeira sede, até a inaugurou a sede atual, localizada na Praça João Pessoa ou Praça dos Três Poderes. Muita história política se passou em prédios importantes da cidade.

– ESPECIAL AUGUSTO DOS ANJOS

Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos nasceu em 28 de abril de 1884, no Engenho do Pau d’Arco (PB). Seus pais eram proprietários de engenhos, os quais seriam perdidos alguns anos mais tarde, em razão do fim da monarquia, da abolição e da implantação da república. O programa especial conta a história de um dos mais importantes poetas do Brasil, que deixou sua marca na literatura pelas inovações temáticas e de estilo. Chegou a ficar conhecido como “Poeta da morte”, pela obsessão que nutria pelo tema. “Versos Íntimos” é um dos poemas mais conhecidos do escritor, que morreu muito jovem, com apenas 30 anos.

– CENTENÁRIO DO CORPO DE BOMBEIROS DA PB

O especial apresenta a história do Corpo de Bombeiros da Paraíba. Criado em 1917, por meio do Decreto Estadual de nº 844 e, a Corporação atualmente atende a população nas diversas modalidades de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, busca e salvamento (terrestre, em altura e aquática), além de atividades preventivas de fiscalização e de defesa civil.

Programação

Quinta (19):

9h – ”SUA MAJESTADE O REI DO RITMO” – JACKSON DO PANDEIRO

10h – Viva Saúde Especial Corona Vírus

15h- DOM JOSÉ – ”FAZENDO FORTES OS FRACOS

16h – CHATÔ – ”O IMPÉRIO DO REPÓRTER”

19h- Viva Saúde Especial Corona Vírus

21h- JOÃO PESSOA – ”DA REVOLUÇÃO À VIDA

Sexta (20):

10h- ELIZABEHT TEIXEIRA – ”MULHER DA TERRA

12h-EPITÁCIO PESSOA – ”UM PARAIBANO NA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

14h- Viva Saúde Especial Corona Vírus

17h- QUILOMBOS NA PARAÍBA

20h- LAGOA 1975

22h- Viva Saúde Especial Corona Vírus

Sábado (21):

8h- DOM JOSÉ – ”FAZENDO FORTES OS FRACOS

10h-Viva Saúde Especial Corona Vírus

13h- ”SUA MAJESTADE O REI DO RITMO” – JACKSON DO PANDEIRO

16h-TRILHA DOS POTIGUARAS

19h-Viva Saúde Especial Corona Vírus

21h-PENHA – PROCISSÃO DE FÉ

Domingo (22):

Quinta:

9h – Viva Saúde Especial Corona Vírus

10h – CHATÔ – ”O IMPÉRIO DO REPÓRTER”

15h- DOM JOSÉ – ”FAZENDO FORTES OS FRACOS

16h – Viva Saúde Especial Corona Vírus

19h- JOÃO PESSOA – ”DA REVOLUÇÃO À VIDA

21h- SUA MAJESTADE O REI DO RITMO” – JACKSON DO PANDEIRO

Na segunda-feira (23) a programação será atualizada.