logo paraiba total
logo paraiba total

Frente Parlamentar apresenta ao Governo do Estado conjunto de ações de enfrentamento ao coronavírus

19 de março de 2020

A presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), a deputada Cida Ramos (PSB), apresentou, nesta quarta-feira (18), ao Governo do Estado, um conjunto de ações de enfrentamento ao Coronavírus (Covid 19).

De acordo com a parlamentar, o documento apresentado ao governador João Azevedo foi elaborado a partir de reuniões realizadas com segmentos religiosos, instâncias do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), gestores municipais, sociedade civil organizada, além de professores e pesquisadores das universidades.

“A crescente disseminação global do Coronavírus e os impactos na vida dos mais pobres devem ser pensadas de forma racional e efetiva, para que a população em situação de vulnerabilidade social tenha seus direitos garantidos pelo Estado”, afirmou Cida.

A parlamentar também ressaltou que a urgência de tais medidas significa salvar vidas, especialmente das pessoas mais pobres, vulneráveis e precarizadas. “É fundamental que possamos agir com serenidade, mas também buscar a melhor condução técnica sobre o que fazer e como fazer. É natural que essa doença, por ser nova, traga preocupações e um estado de alerta em todo o mundo. Nesse momento, as ações precisam estar baseadas na melhor ciência, na melhor técnica e no melhor conhecimento”, pontuou.

Dentre as ações propostas pela parlamentar, estão a antecipação do aumento anual previsto para o “Cartão-Alimentação”, com autorização do uso do cartão para a compra de itens de higiene pessoal e limpeza doméstica; antecipação do pagamento do “Abono Natalino” aos beneficiários do Programa Bolsa Família na Paraíba; suspensão  dos cortes de fornecimento de água e energia elétrica das populações consideradas de “baixa renda”;  distribuição de álcool em gel 70% e máscaras para entidades que trabalham com pessoas com deficiência; dentre outros.

Veja o documento