logo paraiba total
logo paraiba total

Programa social da Polícia Militar que atende idosos é suspenso por causa do coronavírus

19 de março de 2020

O programa Caminhar com Saúde e Segurança, que tem atividades físicas oferecidas pelos profissionais da Polícia Militar para a comunidade, foi suspenso pela corporação por causa do novo coronavírus (Covid-19). Mesmo sendo praticado ao ar livre, no Busto de Tamandaré, ao redor do Espaço Cultural e na área externa do ginásio O Ronaldão, em João Pessoa, a maior parte do público atendido é composto pelo chamado grupo de risco, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), que são os maiores de 60 anos.

A coordenadora do programa, tenente-coronel Maria Filha, reforçou a importância do cuidado com os idosos neste momento e disse que, sendo possível, estes procurem fazer alguma atividade física em casa. “Faço aqui um apelo aos familiares dos idosos atendidos pelo programa, para que neste momento cuidem mais deles, mantenha-os dentro de casa por causa do risco do contágio do novo coronavírus e, sendo possível, estimule-os a fazer algum tipo de exercício físico em casa, já que a rotina de atividades físicas para eles previnem inúmeras outras doenças”, destacou.

O programa Caminhar com Saúde e Segurança tem 22 anos de existência, oferecendo serviços de orientação em educação física e saúde, com caminhadas, dinâmicas, verificação de pressão arterial e de peso, entre outras ações. Diariamente, são atendidos mais de 500 cidadãos pelo programa, a maioria deles com idade superior aos 60 anos. 

As atividades são realizadas de segunda a sexta-feira, em dois horários. Às 5h30, no Busto de Tamandaré e também no Espaço Cultural José Lins do Rêgo; E às 17h, na parte externa do Ginásio O Ronaldão.