logo paraiba total
logo paraiba total

Manifestantes ignoram aumento de casos de Coronavírus na Paraíba e organizam protesto

27 de março de 2020

Mesmo em meio à pandemia do Coronavírus e com o aumento considerável de casos confirmados da doença diariamente em todo o país, inclusive na Paraíba, que já contabiliza nove casos da Covid-19, manifestantes estão organizando um protesto para este sábado, (28), em João Pessoa e Campina Grande. Os manifestantes estão convocando comerciantes e profissionais liberais da capital e da Rainha da Borborema pelas redes sociais e pretendem sair em carreata, pressionando a reabertura do comércio. 

A iniciativa ocorre devido ao pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro, em rede nacional, na última terça-feira, (24), onde minimizou a doença, criticou o fechamento das escolas e sugeriu a reabertura do comércio.

Na Paraíba, o governador João Azevêdo decretou no dia 20 de março, a suspensão do funcionamento de bancos, casas lotéricas e comércio, com exceto supermercados, padarias, farmácias, postos de combustíveis, como medida preventiva de combate ao novo Coronavírus.

Segundo o Ministério da Saúde, evitar aglomerações é uma das melhores estratégias para reduzir o contágio da doença, mesmo assim, os apoiadores estão organizando o protesto.

Em contato com a Secretaria do Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, o Fonte 83 foi informado que a Sesds tem conhecimento da manifestação e que está articulando com as forças de segurança as devidas providências.

O Artigo 268 do Código Penal prevê que quem infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa, como é o caso do decreto determinado pelo prefeito, estará sujeito a pena de detenção, que varia de um mês a um ano, e multa.