logo paraiba total
logo paraiba total

Hospital Municipal Santa Isabel se prepara para receber pacientes graves da Covid-19

31 de março de 2020

A Prefeitura de João Pessoa está preparando o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) para ficar na retaguarda regulatória e atender casos de pacientes graves da covid-19, na Capital. O local está sendo readequando para atender todas as normas de higiene hospitalar e sanitárias, bem como capacitação dos funcionários, solicitação de contratação de 133 profissionais e aquisição de nove novos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) com previsão de conclusão da primeira etapa até a próxima sexta-feira (3).

A diretora-geral do Hospital Santa Isabel, Maria Dorinha Soares Macedo, explica a importância da preparação para tratamento de pacientes de enfermaria e de UTI. “São pacientes que se encontram em situação grave, que requerem cuidados especiais. Para isso, é necessária uma estrutura mais complexa que passa por uma minuciosa preparação e readequação desde o fluxo de atendimento, capacitação dos profissionais até o uso de equipamentos e tratamento desses pacientes”, lembra.

Atualmente, o Santa Isabel já dispõe de 12 leitos de UTI e irá adquirir mais nove, somando um total de 21 leitos nessa primeira etapa.  Além da solicitação de contratação de mais 133 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, todos com experiência no tratamento de pacientes de UTI. Os funcionários que já pertencem ao quadro do hospital também estão passando por capacitação e treinamento com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Núcleo de Segurança do Paciente (NSP).

Ainda segundo a diretora Maria Dorinha Soares Macedo, atualmente, há uma grande mobilização de cerca de 150 profissionais de saúde para deixar o local apto e seguro tanto para receber pacientes graves da covid-19, quanto para as equipes dos profissionais de saúde do hospital.

“Nosso trabalho tem focado tanto na segurança do paciente que busca tratamento, quanto nos profissionais de saúde. É necessária toda uma paramentação no uso de equipamentos de proteção individual desses profissionais para que eles possam atuar com segurança, evitando o adoecimento desses funcionários essenciais neste momento. Isso faz com que eles continuem atuando na linha de frente ao combate da covid-19 em João Pessoa”, destacou.