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Sebrae Paraíba realiza média de 80 atendimentos remotos por dia para orientação de empreendedores

4 de abril de 2020

A pandemia do coronavírus e a crise econômica por ele provocada trouxeram diversos problemas e preocupações aos empreendedores brasileiros, além de uma série de dúvidas sobre como agir para minimizar os prejuízos durante esse período de dificuldades. Para auxiliar os empresários, principalmente através de orientação e capacitação, o Sebrae Paraíba conta com uma série de canais de relacionamento gratuitos, que estão à disposição do público nesse momento de incertezas e desafios.

Com a necessidade de interromper os seus serviços presenciais, como parte de um esforço coletivo para evitar a propagação do coronavírus, a instituição está realizando todas as suas atividades de forma remota, reforçando, para isso, os serviços de seus canais de relacionamento que, em pouco mais de uma semana, realizaram uma média de 80 atendimentos por dia. Conforme os dados, entre o dia 23 de março, quando o atendimento passou a ser 100% remoto, e o último dia do mês, 31, a instituição realizou 562 atendimentos através da Central de Relacionamento, do Whatsapp e do “Converse online com o Sebrae”.

Considerando apenas os números da Central de Relacionamento, que oferece informações e esclarece dúvidas de baixa complexidade através do 0800 570 0800, a instituição realizou, no período citado, 325 atendimentos em todo o estado. A ferramenta está disponível ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Os empreendedores que desejam entrar em contato com o Sebrae Paraíba também podem fazê-lo, no mesmo horário, por meio do Whatsapp, cujo número é o (83) 99193-3372. Através desse canal, em sete dias, a instituição realizou 153 atendimentos, também esclarecendo dúvidas e orientando o público. 

Outra forma de contar com os serviços de orientação empresarial é acessando o “Converse online com o Sebrae”, ferramenta disponível no site da instituição, no endereço http://www.sebraepb.com.br/. De acordo com a analista do Sebrae Paraíba, Germana Espínola, entre os dias 23 e 31 de março foram realizados 84 atendimentos através do serviço. 

“Essa é uma ferramenta em que o cliente, em qualquer lugar em que ele estiver, pode entrar em contato com os analistas do Sebrae através de um chat ou de e-mails. Para isso, o cliente acessa o site, faz um cadastro e opta por uma dessas opções. Lá, ele vai encontrar todas as questões que precisa para o seu negócio, como informações empresariais, orientação para o crédito, para abertura de negócio, sobre fluxo de caixa e uma série de outros assuntos e temas que o empreendedor ou candidato a empresário pode conversar conosco”, explicou. 

Além desses canais de atendimento, o Sebrae Paraíba também está oferecendo conteúdos importantes para os empreendedores em suas redes sociais. Para quem deseja aproveitar o período de crise e a necessidade de permanecer mais tempo em casa para se capacitar, a instituição também conta com mais de 100 cursos online em sua plataforma de Educação a Distância (EaD), que tem recebido, na Paraíba, uma média de 150 inscrições diárias. As capacitações são gratuitas e podem ser acessadas através do endereço ead.sebrae.com.br.