logo paraiba total
logo paraiba total

#SomosMaisFortes supera uma tonelada de alimentos arrecadados para a população mais vulnerável da Capital

8 de abril de 2020

A campanha #SomosMaisFortes, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), superou a marca de 1,3 tonelada de alimentos arrecadados para ajudar a população mais vulnerável da Capital, que enfrenta dificuldades por conta da pandemia de Coronavírus. Além da segurança alimentar, a ação também vem garantindo outros insumos importantes, como roupas e materiais de limpeza e higienização.

“Estamos recebendo ajuda da sociedade, de empresas privadas e outras instituições, que estão sendo sensíveis nesse momento onde uma grande parcela da população necessita de ajuda”, disse o secretário de Desenvolvimento Social (Sedes), Diego Tavares. “A campanha conta com vários eixos – o principal deles é garantia da segurança alimentar das pessoas em situação de vulnerabilidade social, como moradores de rua, famílias carentes e idosos acolhidos por instituições de longa permanência”, concluiu.

A Central de Doações administrada pela Sedes faz a distribuição dos alimentos dividindo-os por grupo. A própria Prefeitura de João Pessoa adquiriu 4 mil cestas básicas, que foram destinadas a trabalhadores do comércio informal, catadores da coleta seletiva, além de famílias cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Outras doações já beneficiaram instituições como Aspan, Nosso Lar, Vila Vicentin e Lar da Providência.

Restaurantes populares e cozinhas comunitárias – Desde o início da ação #SomosMaisFortes esses dois serviços mantidos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) já serviram mais de 48 mil refeições, beneficiando famílias carentes acolhidas pelos Centros de Referência a Assistência Social (Cras) e moradores de rua, que também são acolhidos no Centro Especializado Para População em Situação de Rua (Centro POP), com a entrega de roupas e kits de higiene (máscara, álcool gel e sabão).

#SomosMaisFortes –  A ação também prevê a oferta de auxílio às famílias em situação de rua, beneficiando aproximadamente 200 pessoas. Creches e escolas integrais ofertam marmitas para 23 mil estudantes e um edital do município prevê o repasse de R$ 600 mil para que novas medidas de prevenção à Covid-19 sejam adotadas nesses espaços de acolhimento.

Central de Doações – A Prefeitura de João Pessoa segue recebendo donativos pela Central de Doações, que funciona no Clube da Pessoa Idosa. O espaço funciona das 8h às 18h, na Rua Ana Guedes Vasconcelos, n º 10, no bairro do Altiplano. Quem tiver interesse pode contribuir diretamente com o Fundo Municipal de Assistência Social (Banco do Brasil/ Agência:1618-8 / Conta: 12647-0/ CNPJ: 08.866.962/0001-30). As contribuições voluntárias não têm valor mínimo ou teto máximo e podem ser efetuadas tanto por pessoas físicas quanto jurídicas.