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Supermercados preparam ações para alavancar as vendas na data

4 de maio de 2020

O Dia das Mães é uma data muito importante para o varejo de uma forma geral e com o fechamento do comércio as expectativas em relação às vendas não é positiva. Tanto que o governador João Dória sugeriu o adiamento da data, mas até o momento não há um consenso sobre isso.

E para não perder tempo nem oportunidade, o varejo supermercadista vem se esforçando para ofertar produtos e promoções que atraiam o consumidor que não vai deixar a data passar em branco e busca presentes que caibam no seu bolso e agradem as homenageadas.

Segundo Olegário Araújo, consultor de varejo e sócio-fundador da Inteligência360, essa é uma oportunidade para alavancar categorias especiais relacionadas a pequenas indulgências, o que ele define como “eu mereço”. Podem ser soluções de refeições, considerando que o dia-a-dia das mães está mais estressante, fazendo trabalho remoto ou não. Assim, propor uma solução de refeição para o domingo, uma sobremesa pronta, com algum detalhe pode ser um caminho interessante. “Esse é o momento de construir ou fortalecer a empatia com as pessoas, que estão passando por um momento desafiador. Não pense apenas no produto, pense no ser humano, inclusive no conteúdo que contextualiza e demonstra o seu autêntico interesse pelas pessoas. Estudos têm demonstrado que o cuidado das pessoas vem em primeiro lugar e isso cria vínculos de longo prazo. Importante reforçar que precisa ser autêntico”, orienta.

Ainda segundo ele, o ponto de venda pode investir em parcerias colaborativas com outros comerciantes locais. “Na sua comunidade deve ter um lojista de confecção ou outro produto cuja loja esteja fechada. Fortaleça a comunidade e, em colaboração com o varejista de outro segmento, avalie a possibilidade de criar um espaço diferenciado na loja, focado nos Dia da Mães. Seria como uma loja dentro da loja, temporária.  Esse também é um caminho para demonstrar que o ser humano que está próximo é importante, fortalecendo a comunidade no qual a sua loja está inserida”, reforça.

Ainda de acordo com Araújo vale lembrar que as pessoas estão inseguras sob a perspectiva financeira e ao mesmo tempo estressadas. Categorias que remetem a descontração, que possam fortalecer marcas locais que estão próximas da comunidade, dentro do conceito do “eu mereço” merecem destaques. “No geral, podem ser categorias com baixo desembolso. Espaços especiais na loja chamam a atenção e são sempre bem-vindos porque quebram a rotina e o brasileiro gosta muito de novidades.  É o momento de ser criativo. O melhor caminho é escutar as mulheres que trabalham na loja, ouvir suas ideias e fazer algo que seja simples e impactante”, comenta.

Na prática

Dentre as redes supermercadistas que estão trabalhando a data a todo vapor está o Bretas. “Estamos com uma campanha de Dia das Mães em veiculação há alguns dias. Trabalhamos com todas as mídias, inclusive nas nossas redes sociais. Acreditamos que, principalmente em um momento como este que vivemos, é importante que as mamães recebam atenção especial. A data não pode passar em branco”, comenta Maria Emília Fernandes, gerente de marketing do Bretas.

As lojas da rede já estão disponibilizando kits promocionais como loções, fragrâncias, sabonetes, entre outros.  “Ainda estamos fechando novas parcerias. Mas o Bretas terá ofertas e descontos especiais em eletroportáteis, além de decoração, com a linha Krea e perfumaria. Nosso objetivo é que os filhos tenham boas opções a um preço acessível de presentes para agradar as mamães”, diz Adriano Pelincari, diretor comercial do Bretas. Segundo ele, a expectativa é crescer 5% sobre as vendas do ano passado.

Na Coop – Cooperativa de Consumo, a aposta é na campanha digital “Cuide de quem cuida”, que chega para fortalecer as relações afetivas buscando aproximar virtualmente mães e familiares neste momento tão difícil através de conteúdo. “A campanha conta também com apoio de uma lâmina digital com ofertas válidas até 10/05 e com dicas de receitas no Instagram da Coop com influenciadores digitais”, explica

Com expectativa de crescer 8% no período, o Enxuto Supermercados está investindo na comunicação com os clientes, seja através de folhetos como também nas mídias sociais e nas próprias lojas, destacando a oferta de pratos prontos, sobremesas e até ingredientes para que as famílias façam o almoço em casa. “Também estamos realizando ações promocionais como a cestas decoradas com produtos de vários setores como mercearia, bebidas, perfumaria e bazar”, conta Bruno Bragancini, diretor Geral do Enxuto Supermercados.

Dica do especialista

Para que a ação de vendas na data seja positiva, Olegário Araújo recomenda que o varejista avalie o que tem no estoque, avaliar os produtos que são complementares e oferecer uma solução. “Pode ser uma receita para a cliente fazer em casa e num único espaço oferecer todos os ingredientes. Neste momento, o que cliente menos quer é pensar porque está com medo e angustiado. Portanto, conveniência é o aspecto mais importante”, diz. Segundo ele, se a loja tiver um CRM, pode presentear seus principais clientes com um bombom. “Já vi esse pequeno presente criar momentos memoráveis.  Lembre-se que é o momento de reter clientes e é fundamental criar esses momentos memoráveis que proporcionem leveza para o cliente. O varejista precisa combinar duas coisas: conveniência e encantamento para estar presente na vida das pessoas”, finaliza.