logo paraiba total
logo paraiba total

Sedurb orienta comerciantes e população e mercados adotam medidas de prevenção contra Covid-19

15 de maio de 2020

Durante esta semana a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) intensificou o trabalho de fiscalização e orientação à população nos mercados públicos da Capital. As ações tiveram como objetivo garantir o cumprimento das medidas de prevenção contra Covid-19, estabelecidas no último decreto municipal. Equipes da Sedurb estão realizando vistorias diárias nesses espaços e assegurando que está acontecendo o controle do fluxo de pessoas, fornecimento de álcool gel e uso de máscaras por parte de consumidores e comerciantes.

Os mercados de Mangabeira, Torre, Tambaú, Cruz das Armas, Valentina, Bessa e Mercado do Peixe já estão cumprindo essas medidas à risca. “Temos equipes distribuídas em todos os mercados que realizam a fiscalização do cumprimento das medidas. O resultado vem sendo bem positivo. A gente nota que, nas dependências dos mercados, comerciantes e consumidores estão tomando os cuidados necessários”, destacou Zennedy Bezerra, secretário de Desenvolvimento Urbano.

O trabalho também assegura o funcionamento exclusivo dos serviços essenciais situados nos mercados públicos. “Nossas equipes vistoriam os boxes, caso esteja funcionando algum que não se encaixe como serviço essencial, imediatamente providenciamos o fechamento. Quando o estabelecimento se caracteriza como essencial, observamos se as normas de prevenção estão de fato sendo seguidas”, explicou Joubert Fonseca, diretor de Serviços Urbanos da Sedurb.

Em fiscalização realizada nesta sexta-feira (15), equipes da Sedurb precisaram fechar 13 boxes no Mercado da Torre. “Se tratavam de estabelecimentos do tipo salão de beleza, que não se encaixam nos serviços essenciais liberados para funcionar em João Pessoa. Durante as vistorias feitas esta semana, também localizamos boxes de acessórios para celulares em alguns mercados e, imediatamente, realizamos o fechamento”, reiterou Joubert.

Funcionamento – Os mercados públicos estão funcionando apenas com serviços essenciais, como frutas, verduras e açougue. As feiras livres estão suspensas temporariamente, segundo decreto publicado no último dia 9. O horário de funcionamento dos mercados foi reduzido durante a pandemia, conforme tabela abaixo: