logo paraiba total
logo paraiba total

Técnicos da Semam continuam com o trabalho de poda e outras ações de preservação e recuperação de áreas verdes da Capital

18 de maio de 2020

Dezenove árvores de grande porte, da espécie castanhola, foram podadas pelos técnicos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) nesse fim de semana, em um trecho da BR-230, sentido João Pessoa/Cabedelo.

A poda foi feita com o objetivo de equilibrar os galhos mais grossos das árvores, evitando possíveis quedas por cima dos veículos e também sobre os imóveis. A ação foi coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Durante a poda os técnicos da Semam verificaram as condições fitossanitárias das árvores – observando se havia a presença de fungos ou cupins, encontrando a presença de cupins no solo.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que a Poda Programada é uma das ações, feitas pela Semam, que continuam, apesar das restrições durante o período de pandemia do novo coronavírus. “Não estamos parados. Nossos técnicos estão trabalhando todos os dias, seja no trato do patrimônio ambiental, seja no plantão de licenciamento nas quartas-feiras, seja nas ações de fiscalização com as demais secretarias, para que sejam cumpridas as normas de distanciamento social. Sabemos que, quando tudo isso passar, o moradores de João Pessoa vão encontrar a cidade bem cuidada, com suas áreas verdes contribuindo para o conforto ambiental de todos”, concluiu.

A Poda Programada é feita em diversos bairros da cidade, nas áreas públicas como canteiros de praças e avenidas e escolas públicas. Tem o objetivo de revitalizar as plantas, retirando galhos secos, evitando acidentes como quedas sobre as pessoas ou veículos e segue as normas da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), com base na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).