Linguagem
Urbanização

Técnicos da Semam continuam com o trabalho de poda e outras ações de preservação e recuperação de áreas verdes da Capital

A poda foi feita com o objetivo de equilibrar os galhos mais grossos das árvores, evitando possíveis quedas

Foto: divulgação
Dezenove árvores de grande porte, da espécie castanhola, foram podadas pelos técnicos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) nesse fim de semana, em um trecho da BR-230, sentido João Pessoa/Cabedelo.

A poda foi feita com o objetivo de equilibrar os galhos mais grossos das árvores, evitando possíveis quedas por cima dos veículos e também sobre os imóveis. A ação foi coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Durante a poda os técnicos da Semam verificaram as condições fitossanitárias das árvores – observando se havia a presença de fungos ou cupins, encontrando a presença de cupins no solo.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que a Poda Programada é uma das ações, feitas pela Semam, que continuam, apesar das restrições durante o período de pandemia do novo coronavírus. “Não estamos parados. Nossos técnicos estão trabalhando todos os dias, seja no trato do patrimônio ambiental, seja no plantão de licenciamento nas quartas-feiras, seja nas ações de fiscalização com as demais secretarias, para que sejam cumpridas as normas de distanciamento social. Sabemos que, quando tudo isso passar, o moradores de João Pessoa vão encontrar a cidade bem cuidada, com suas áreas verdes contribuindo para o conforto ambiental de todos”, concluiu.

A Poda Programada é feita em diversos bairros da cidade, nas áreas públicas como canteiros de praças e avenidas e escolas públicas. Tem o objetivo de revitalizar as plantas, retirando galhos secos, evitando acidentes como quedas sobre as pessoas ou veículos e segue as normas da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), com base na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).



Secom JP