logo paraiba total
logo paraiba total

Feira de Turismo Rural do Brasil realiza edição 100% digital

18 de maio de 2020

Fomentar o turismo rural envolvendo elos da cadeia produtiva do Turismo, Agronegócios e da Economia Criativa. Com esse objetivo, a Ruraltur chega a 16ª edição e realizará uma programação voltada para o desenvolvimento do turismo rural no País, trazendo grandes oportunidades para o mercado. Com o tema “A Inteligência do Turismo Rural”.

Esse é o ano do Turismo Rural junto a OMT – Organização Mundial do Turismo. Por isso a Ruraltur sediará também,  a Conferência Intercontinental de Turismo Rural, em parceira com o IDESTUR – Instituto de  Desenvolvimento do Turismo Rural do Brasil. 

Já estão confirmados, palestrantes do Brasil, Peru, Paraguai, Argentina, Panamá, Portugal, Espanha, Cabo Verde e Holanda. A Feira acontecerá de 1 a 4 de setembro, com uma novidade: será transmitida de forma 100% digital para diversos países. 

Voltada para empresas, produtores e artesãos que atuam em atividades econômicas vinculadas ao turismo rural, trade turístico, gestores públicos, imprensa, pesquisadores, professores e universitários, a expectativa da Feira é reunir cerca de 150 expositores com o objetivo de proporcionar experiências inovadoras com a inserção no mundo digital e adequações ao cenário econômico atual. “É preciso perceber a tecnologia como aliada do segmento, ao trabalhar os destinos turísticos do meio rural.

É comum relacionar o ambiente rural com descanso e desconexão do mundo virtual e redes sociais, mas para aquele destino chegar até o turista, que está na zona urbana, a tecnologia é necessária”, declara Regina Amorim, gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae Paraíba, organizador do evento.

Segundo levantamento do IBGE, o Brasil conta com 5.565 municípios, sendo 60,4% predominantemente rurais. “Ter o entendimento de que o turismo rural é um grande vetor propulsor do desenvolvimento local e endógeno é estar em sintonia com a realidade que é o Brasil potencialmente rural”, pontua Regina. 

Neste cenário, a Feira tem o propósito de fazer com que os investidores urbanos acreditem e valorizem o meio rural, respeitando a essência do trabalho desenvolvido pelo setor. “A missão do evento é incentivar os empresários de micro e pequenos negócios. Queremos que eles embarquem na experiência do mundo digital, por meio da Feira, e possam compartilhar experiências, participar de capacitações e gerar conhecimentos e negócios”, declara. 

Buscando promover e fortalecer os negócios e destinos do turismo rural do Brasil, a programação do evento contará com uma série de ações voltadas para as atividades econômicas vinculadas ao turismo rural, como Marketplace, Conferência Intercontinental de Turismo Rural, Rodada de Negócios, Encontro de Experiências do Turismo Rural, Encontro Nacional de Caminhadas na Natureza, Visitas Técnicas Digitais.

Expositores – Para os empreendedores interessados em participar do evento, a taxa de inscrição custa R$100. O valor inclui exposição em loja virtual, capacitação voltada para o mundo digital, oficina para aprender a fazer pitch e colocar fotos e pequenos vídeos inteligentes na loja virtual.

II CINTURR – Paralelamente à RuralTur, será realizada a II Conferência Intercontinental de Turismo Rural (CINTURR), considerado um dos maiores eventos do setor. Com o tema “Turismo e Desenvolvimento Rural”, a Conferência acontecerá nos dias 1 e 4 de setembro com o objetivo de promover uma reflexão sobre o turismo, tendo a ruralidade como elemento de inovação por meio da exposição de cenários, desafios e soluções. Na programação, os participantes poderão conferir reuniões institucionais com Associações Internacionais, debates, minicursos, oficinas e visitas técnicas digitais.

Serviço:

16ª Ruraltur e II CINTURR (Conferência Intercontinental de Turismo Rural)

  • Data: 1 a 4 de setembro de 2020
  • Local: 100% digital
  • Público-alvo: Empresas formalizadas – MEI, ME e EPP, produtores rurais com DAP, artesãos com SICAB, que atuam em atividades econômicas, vinculadas ao turismo rural, profissionais do trade turístico, gestores públicos, profissionais da imprensa, pesquisadores, professores e alunos dos cursos de turismo e visitantes em geral.
  • Inscrições: de 01 a 30 de junho.