Linguagem
Teste Coronavirus

Secretaria Municipal de Saúde esclarece quem pode fazer o teste de Covid-19 e como ter acesso

Seguindo protocolos clínicos, a aplicação de testes acontecem apenas em alguns casos

Foto: Deyse Eusebio
Muitas dúvidas vêm surgindo sobre a realização de testes para Covid-19 na cidade de João Pessoa, desde quem tem direito até onde esses testes estão sendo realizados. Seguindo protocolos clínicos do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem realizando testes apenas em determinados casos, tentando assegurar ao máximo a saúde da população da Capital.

Daniel Batista, gerente de Vigilância Epidemiológica do Município, esclarece que hoje são oferecidos dois tipos de testes gratuitos: PCR, que só pode ser feito até o 7º dia de sintomas da doença, e teste rápido, que deve ser feito a partir do 10º dia de sintomas.

Sobre o teste rápido, atualmente duas equipes da Vigilância Epidemiológica estão fazendo. Há duas formas de ter acesso a esse teste: a primeira é quando o paciente procura algum serviço de Atenção Básica, como a Unidade de Saúde da Família, por exemplo, e o próprio profissional da saúde encaminha para fazer o teste, orientando o dia e local. A segunda forma é através do banco de dados da própria Vigilância, alimentado pelo telemedicina e outros serviços de saúde, onde as equipes selecionam pacientes que se encaixam nas orientações dadas pelo Ministério da Saúde e entram em contato por telefone com paciente para fazer o teste em suas residências.

Ao contrário do teste rápido, o PCR, que usa material genético do paciente, demora alguns dias para entregar o resultado e é feito normalmente em pacientes internados em hospitais. O exame funciona através da coleta de células, com uma espécie de cotonete, do nariz e da faringe do paciente que esteja apresentando sintomas agudos.

“Infelizmente, não podemos realizar testes em todas as pessoas, por isso seguimos essas orientações como melhor forma de monitorar a doença e assegurar a saúde de todos”, explicou Daniel Batista.

A SMS ainda esclarece que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são referência para atendimentos de urgência e emergência para Covid-19, mas não realiza testagens. Além disso, se o sintoma gripal for leve, mesmo que suspeito, a orientação é se isolar em casa e se necessário ligar para o telefone do telemedicina (Central de Orientação Coronavírus), pelo número (83) 3218-9214, para receber orientações iniciais dos médicos da Rede Municipal de Saúde.




Secom JP