Linguagem
Destaque

Semob-JP lança projeto com nova sinalização horizontal em cruzamentos para ampliar segurança dos pedestres

A marcação é nova na cidade e faz parte do Projeto Esquina Segura

Foto: divulgação
Quem transita pelos bairros de Manaíra, na Orla da Capital, e Trincheiras, na região central da cidade, já pode ter se deparado com um novo tipo de sinalização horizontal, na cor verde, em alguns cruzamentos. A marcação é nova na cidade e faz parte do Projeto Esquina Segura, que está sendo implantada pela Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) em intersecções com número elevado de acidentes. No total, 28 cruzamentos já receberam a pintura.

A intenção é aumentar a segurança na travessia de pedestres. Na prática, a pintura aumenta a área destinada ao pedestre, que passa a ir além da calçada. Em João Pessoa, essa área tem ganhado a cor verde e possui o ícone que simboliza o pedestre. Já foram sinalizados 14 cruzamentos da Avenida São Gonçalo e 11 da Avenida Franca Filho, ambas em Manaíra. Também foram pintadas três intersecções na Avenida Rodrigues Chaves, nas Trincheiras.

“Com a ampliação da área do pedestre, a distância da travessia em área de veículos fica reduzida. Isso melhora também a visibilidade de quem caminha”, explicou o superintendente adjunto da Semob-JP, Wallace Massini. O benefício à visibilidade também deverá ser sentido pelos condutores de veículos, já que a sinalização também impede o estacionamento nas esquinas.

Esta é uma solução que já faz parte da sinalização de diversos países e que tem apresentado bons resultados na redução do número de acidentes. No Brasil, cidades como São Paulo, Fortaleza e Teresina também adotaram a estratégia.




Secom JP