logo paraiba total
logo paraiba total

PMJP autoriza início de ‘Operação Proteção’ para conter avanço do coronavírus e orientar população em bairros da Capital

21 de maio de 2020

João Pessoa terá um conjunto de ações para fortalecer o isolamento social nos bairros da cidade. O prefeito Luciano Cartaxo autorizou o início da Operação Proteção, a partir desta quinta-feira (21), que prevê a implantação de barreiras sanitárias, com medição de temperatura e testes rápidos de covid-19, ação educativa, fiscalização do comércio, além da desinfecção de ruas e avenidas. O trabalho, com duração prevista de três dias por região, começa no Bairro das Indústrias, na Zona Oeste da Capital, a partir das 7h, área que vem admitindo alto índice de circulação de pessoas em espaços públicos e aumento sustentado no número de casos confirmados da doença.

A previsão é que outros bairros da cidade recebam a Operação Proteção já na próxima semana, tendo como referência os indicadores epidemiológicos. “João Pessoa segue ampliando a rede de saúde e avançando nas medidas de fiscalização para conter a propagação do vírus. A Operação Proteção será um trabalho integrado e educativo, que prevê a implantação de barreiras sanitárias como forma de monitorar a doença e de ampliar a prevenção nos bairros com baixos índices de isolamento social e aumento nos casos confirmados de covid-19. É mais um passo importante no sentido salvar vidas no momento de maior agravamento da doença”, ponderou o prefeito Luciano Cartaxo.

As barreiras sanitárias da Operação Proteção serão montadas a partir do trabalho conjunto da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) com equipes da Secretaria Municipal de Saúde, prevendo serviços como o monitoramento de síndromes gripais, pela medição de temperatura, testes rápidos da doença, além do encaminhamento correto para as unidades básicas, de pronto atendimento ou hospitalares. Em cada bairro, a ação será realizada por três dias consecutivos, das 7h às 10h30. A Força-Tarefa de higienização, com a Sedurb e a Defesa civil, serão responsáveis pela higienização e desinfecção de ruas e avenidas. Já a fiscalização e o ordenamento do comércio serão feitos também pela Sedurb e pelo Procon.

Esforço educativo – A Guarda Municipal seguirá com o papel educativo de conscientização da população, recomendando o uso de máscaras e reforçando a importância do isolamento social. Pela legislação municipal, praças e parques também não podem ser utilizados durante este período de agravamento da pandemia. Carros de som serão empregados para reforçar as medidas preventivas já adotadas, como forma de ampliar o isolamento social e conter a rápida propagação do vírus.