logo paraiba total
logo paraiba total

Saiba como uma alimentação saudável pode ajudar na saúde da tireoide

25 de maio de 2020

Você já deve ter ouvido falar mais de uma vez da tireoide. Mas, sabe exatamente o que é? E como ela pode ter papel fundamental para o nosso bem-estar? Ela é uma glândula situada na parte anterior do pescoço e tem grande influência na regulação de órgãos como coração, rim, cérebro e fígado. Esta segunda-feira (25) é o Dia Internacional da Tireoide, momento para se refletir sobre os cuidados com esta importante parte do corpo.

Um dos fatores relevantes para o bom funcionamento da tireoide é o equilíbrio na quantidade de iodo no organismo. Por isso, a ingestão de alguns alimentos podem contribuir para manter esse equilíbrio. “A quantidade de iodo é normalmente suprida pelo uso do sal iodado e consumo de peixes, frutos do mar, leite e ovos. Mas não há necessidade de suplementação de iodo, exceto na gestação”, afirmou a endocrinologista Maria da Luz Gorenstin, médica cooperada da Unimed João Pessoa.

Segundo ela, o iodo é uma substância importante na produção dos hormônios tireoideanos, o T3 e o T4, que têm interferência no crescimento e desenvolvimento das crianças, desde a vida fetal até a adolescência, assim como na regulação dos ciclos menstruais, fertilidade, peso, memória, controle emocional, entre outras ações.

Funcionamento

Quando não funciona adequadamente, a tireoide pode liberar hormônio em excesso, provocando o hipertireoidismo. A endocrinologista Maria da Luz Gorenstin explicou que essa alteração pode provocar sensibilidade aumentada ao calor, transpiração excessiva, tremores das mãos, perda de peso, insônia, nervosismo, palpitações, entre outros sintomas.

Por outro lado, quando essa quantidade de hormônio é insuficiente, ocorre o hipotireoidismo, que causa pele seca, unhas quebradiças, queda de cabelos, constipação intestinal, batimentos cardíacos mais lentos, irregularidade menstrual, infertilidade, astenia, distúrbios de memória, sonolência e maior sensibilidade ao frio. Além do hipotireoidismo e do hipertireoidismo outro problema comum que acomete a tireoide são os nódulos tiroideanos.

Outras informações:

Telefones: (83) 2106-0440 e 2106-0645

Instagram: @unimedjoaopessoa

LinkedIn: /company/unimed-jo-o-pessoa

Facebook: /unimedjoaopessoa

Twitter: @unimed_jp

Site: www.unimedjp.com.br