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Procon-JP registra mais de 2 mil atendimentos no mês de maio por meio dos telefones e rede social

1 de junho de 2020

O atendimento aos consumidores por meio da rede social Instagram e dos telefones da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-JP) chegou a 2.078 no mês de maio. O consumidor utilizou a assistência remota para fazer denúncias e reclamações, além de dirimir dúvidas e realizar orientações diversas. Desde o início do isolamento social na Capital provocado pela pandemia do Coronavírus, o Procon-JP soma 2.960 assistências através dos telefones e 1.428 via Instagram.

O contato do consumidor por telefone chegou a uma média de 1.200 e, pelo Instagram, somou 879 no mês de maio. A secretária Maristela Viana explica que esses números se referem apenas às denúncias, reclamações, pedidos de orientação e dúvidas sobre alguma legislação. “A procura do consumidor pelo Procon-JP continua praticamente no mesmo ritmo dos dias em período normal, mas houve uma sensível alta no uso do Instagram como instrumento de denúncia”.

Os principais motivos para o consumidor procurar a Secretaria são denúncias de precificação em supermercados e similares e farmácias, aglomeração em estabelecimentos liberados para funcionamento e locais abertos que estão proibidos de funcionar durante a pandemia, segundo os decretos municipais e estaduais. Desde o início do isolamento em João Pessoa que o Procon-JP está atendendo apenas através dos números 0800 083 2015 e 32185720, além do perfil no Instragam (@proconjp).

Serviços e contratos – A secretária esclarece que são feitas também muitas reclamações contra serviços como água, energia e telefonia. “Já as dúvidas e pedidos de orientação se referem mais aos procedimentos relativos às escolas da rede privada, academias de ginástica e contratos de outros serviços”.

Cuidados preventivos – Maristela Viana considera que os números refletem a preocupação da população neste momento de isolamento social. “O consumidor está atento e o Procon-JP continuará atendendo através dos telefones e do Instagram enquanto durar o estado de calamidade pública. Estamos seguindo as determinações da Prefeitura de João Pessoa para fazer cumprir as medidas preventivas para reduzir a proliferação do Coronavírus, que é hoje a principal preocupação do prefeito Luciano Cartaxo”.

Defesas e recursos – As audiências presenciais no Procon-JP também estão suspensas até o dia 15 de junho, assim como todo o atendimento presencial. Os prazos para apresentação de defesa e recurso continuam a correr normalmente através de email. Prazos processuais para defesas, recursos e diligências deverão ser apresentados eletronicamente através do email proconjp@joãopessoa.pb.gov.br

  • Atendimentos do Procon-JP na Capital
  • Telefones: 0800 083 20150 e 32185720
  • Instagram: @proconjp
  • Site: proconjp.pb.gov.br
  • Email: procon@joãopessoa.pb.gov.br