logo paraiba total
logo paraiba total

Como escolher a melhor lanterna: veja nosso guia!

4 de junho de 2020

A lanterna é ferramenta essencial no dia a dia. O acessório tem múltiplas funções: desde iluminar um caminho escuro até ajudar na busca de um item perdido em um local com pouca iluminação. 

A boa notícia é que há variedade extensa de lanternas para todos os tipos de uso. Há produtos resistentes à água e, até mesmo, lanternas com autonomia que pode chegar a oito horas. 

Se você está em dúvida de como comprar a lanterna ideal para suas necessidades, segue com a gente. Você terá dicas para acertar na escolha, conhecerá características do produto que fazem toda a diferença e, ainda, alguns cuidados no uso. Confira!

Veja características que fazem a diferença

O número de funções disponíveis, a autonomia e a capacidade de iluminação da lanterna, além de resistência à água, são algumas características que fazem toda a diferença no produto. Saiba mais sobre cada uma delas!

Funções

Em geral, os modelos de lanterna vêm com três ou cinco funções. Os produtos com três funções costumam ser mais compactos, leves, sem comprometer o seu funcionamento. Em geral, as lanternas três funções contam com acionamento traseiro multifunção: alta, baixa e strobo (luz piscante), além de multifunção inteligente, com acendimento sempre no modo de alta intensidade.

Já os modelos com cinco funções também vêm com acendimento no modo de alta intensidade, mas duas funções extras: velada (que aumenta a autonomia energética) e S.O.S.

Autonomia

Buscar uma lanterna com autonomia é a garantia de que seu equipamento não o deixará na mão.  Isso quer dizer que é preciso ter atenção à capacidade de iluminação da sua lanterna com a bateria cheia. 

Há modelos que oferecem até 8 horas de autonomía em uso contínuo no modo de alta intensidade. Ou seja, perfeitos para quem precisa de um acessório que o acompanhe por longos períodos no escuro.

No quesito autonomia é importante ter em mente que considerar uma lanterna de LED pode ser a melhor opção. Afinal, usa menos energia, dura mais tempo e é mais potente do que as lâmpadas incandescentes. A diferença de autonomia e iluminação é de até 10 vezes mais entre LED e incandescente!

O tipo de bateria usada na sua lanterna é outro fator importante. Avalie se ela é de alta capacidade e/ou recarregável.

Capacidade de iluminação

A verdade que a principal função de uma lanterna é, antes de qualquer coisa, iluminar bem. Por isso, não deixe de analisar a capacidade de iluminação antes de adquirir o seu produto. 

Há lanternas de 140 a 300 lumens. A medida diz respeito não só à intensidade da luz como, também, à distância que a luz percorre, garantindo iluminação mesmo em pontos mais distantes. Quem busca potência pode se beneficiar de um modelo com 300 lumens. Já quem não precisa de tanta iluminação pode optar por um modelo de 140, por exemplo.

Resistência à água

Quem busca uma companheira para atividades outdoor ou para ser usada em regiões litorâneas pode preferir uma lanterna com resistência à água. Assim, você pode usar seu produto na praia, na piscina e em uma caminhada na mata sem preocupações.

Confira alguns cuidados no uso

Agora que você já viu algumas dicas para escolher a lanterna certa para suas necessidades, é importante também ficar ligado em alguns cuidados no uso deste equipamento. Veja:

  • Não exponha a luz da lanterna diretamente aos olhos;

  • Não se esqueça de remover a bateria caso não vá utilizar a lanterna;

  • Não exponha a bateria a temperaturas elevadas ou a choques mecânicos para evitar explosões.

Há uma infinidade de lanternas para os mais diversos usos. Para escolher o melhor produto, considere suas necessidades e o que você busca neste equipamento. Analise fatores como especificações técnicas e, claro, o custo-benefício. Afinal, você não precisa comprar a lanterna mais cara do mercado, com múltiplas funções, se não usará metade delas, certo?

A INVICTUS é uma empresa brasileira especializada em equipamentos de outdoor e de performance militar. Há mais de 20 anos desenvolve produtos pensados para práticas extremas e de alto desempenho. Visite o site da INVICTUS e veja os melhores modelos de lanternas. Clique Aqui!