logo paraiba total
logo paraiba total

Dia da Imunização reforça a importância de manter o calendário vacinal atualizado

9 de junho de 2020

As vacinas são grandes aliadas no processo de imunização do corpo, atuando de forma preventiva na manutenção da saúde. Nesta terça-feira (9), celebra-se o Dia Nacional da Imunização, uma oportunidade para reforçar a importância de estar com a caderneta de vacinação atualizada em todas as idades e também para refletir sobre os hábitos que garantem naturalmente proteção ao organismo.

Seguir corretamente o calendário vacinal, como orienta o Ministério da Saúde, significa reduzir as chances de contrair gripe, caxumba, sarampo e outros males que podem surgir em qualquer fase da vida. “É por meio da vacinação que se adquire uma imunidade ativa, resultante da exposição do organismo aos mais diversos patógenos”, frisou a alergologista e imunologista Anna Carolina Arruda, médica cooperada da Unimed João Pessoa.

O Calendário Nacional de Vacinação engloba não só as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. Ao todo, são oferecidas 19 vacinas para mais de 20 doenças, cuja proteção inicia ainda nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida.

Hábitos saudáveis – Enquanto as vacinas protegem contra determinadas doenças, há formas naturais de reforçar nossa imunidade, ou seja, como aleitamento materno, adoção de uma alimentação balanceada e rica, principalmente, em proteínas e vitaminas. “Fazer atividades físicas, reduzir o nível de estresse, tratar as diversas doenças crônicas, evitar, se possível, o uso de medicações que atuam na imunidade, reduzindo-a, como os corticosteróides, tudo isso também ajuda”, frisou Anna Caroline.