logo paraiba total
logo paraiba total

Construtora Massai é exemplo na aplicação de medidas de segurança nos canteiros de obras

16 de junho de 2020

De acordo com o decreto de flexibilização do Governo do Estado da Paraíba, empresas de diversas áreas voltaram a funcionar na última segunda-feira (15), seguindo protocolos recomendados para os setores. Nas obras da Construtora Massai em João Pessoa, medidas de segurança foram aplicadas para preservar a saúde e bem-estar dos colaboradores. Segundo Márcia Peixoto, gerente de Recursos Humanos da Massai, a construtora adotou desde o início da pandemia práticas para obedecer às recomendações da OMS, Decretos e Ministério da Saúde de combate a Covid-19. “Os colaboradores das áreas administrativas estão em home office desde o início da quarentena. A previsão é manter mais de 50% em atendimento a distância permanente com as atividades de reuniões e treinamentos por meio de plataformas virtuais, com o objetivo de manter a prestação e serviço de qualidade e ainda mais eficiente, além dos canais de atendimento digitais e personalizados para atendimento de clientes e parceiros, permitindo comodidade, detalha Márcia.

Algumas das iniciativas tomadas pela Massai foram a distribuição de máscaras e protetor facial aos trabalhadores, aferição de temperatura ao entrar nos canteiros, álcool em gel 70% e lavatórios em diversos lugares estratégicos da obra, fornecimento de máscaras e EPIs para trocas contínuas, instalação de recipientes com lâmina de água sanitária na entrada das obras para realizar a higienização dos calçados, além de teste rápido para Covid-19 em todos os colaboradores dos canteiros. “Também foram realizados ajustes no layout dos locais de convivência, como recepção, portaria, lavatórios, refeitórios e copas, cozinhas e estações de trabalho. Houve o afastamento e retiradas de móveis, sinalização de pisos e comunicação visual. Cada detalhe foi pensado para permitir a correta utilização e manutenção do distanciamento, além da definição de procedimentos a serem adotados por todos em cada ambiente, quanto a higienização, distanciamento e comportamento social”, conta Márcia.

De acordo com Kaisa, Barros, analista Comercial e de Marketing da Massai, uma norma Interna para capacitação contínua de colaboradores foi colocada em prática. “O nosso objetivo é educar a todos e reforçar diariamente a importância de todas as normas exigidas, contribuído para o funcionamento da atividade e convivência de todos de forma segura”, afirma. “Toda a área da obra passa por um processo regular de sanitização para eliminar qualquer resquício de vírus e foram colados cartazes com informações de prevenção, cuidados e sintomas do Covid-19 por toda a obra. Mas, além disso, é necessário que cada um faça a sua parte pensando na sua saúde e na de todos que estão ao seu redor”, explica Kaisa Barros,

Também há a marcação de distanciamento no relógio de ponto e nos bancos dos refeitórios, que é desinfectado antes e depois de cada refeição. De acordo com Kaisa, os colaboradores foram orientados a comunicar o engenheiro responsável e ao RH em caso de sintomas iniciais. “Nossa principal atenção é cuidar da saúde dos colaboradores neste momento. Por isso, pedimos que caso sintam algum sintoma semelhante ao dos cartazes educativos, comuniquem imediatamente para ser afastado. Essa medida é necessária para que o colaborador possa cuidar da saúde”, afirmou.

A Construtora Massai fica localizada na Av. Monteiro da Franca, 1092, em Manaíra. O telefone é (83) 3044-7881. O perfil do Instagram é @massaioficial. O site é www.massai.com.br .