logo paraiba total
logo paraiba total

Unimed Dia a Dia: serviço busca manter saúde e qualidade de vida do cliente

22 de junho de 2020

O Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) da Unimed João Pessoa foi reestruturado e agora passou a se chamar Unimed Dia a Dia. O serviço tornou-se mais dinâmico e próximo do cliente. O objetivo é dar assistência extra-hospitalar não emergencial ao beneficiário, promovendo mais saúde e qualidade de vida dentro do próprio lar.

Uma das mudanças é que as solicitações de admissão no Unimed Dia a Dia deverão ser feitas pela Central de Busca Ativa e Regulação, que conta com enfermeiros e médicos reguladores. Eles definirão, com base em critérios técnicos, qual tipo de assistência necessária a cada paciente. “Fizemos uma reestruturação completa, a começar pelo ritmo que damos à assistência. Nossa ideia é ficar mais próximo ao paciente e, com isso, impedir que aconteçam eventos adversos, ou seja, que ele tenha intercorrências”, afirmou o gerente do programa Unimed Dia a Dia, Marcelo Gentil, que é cirurgião cardíaco e médico intensivista. Segundo ele, essa unidade assistencial da Unimed JP é responsável pelos cuidados multidisciplinares de saúde extra-hospitalar não emergencial, seja com terapia de suporte ou com cuidados paliativos em fase inicial ou final.

Como funciona 

A Central de Busca Ativa e Regulação funciona das 7h às 19h, de domingo a domingo. Se um cliente, familiar ou cuidador necessitar do serviço, basta ligar para a Central pelo 2106-0711.

A demanda será resolvida por telefone ou uma equipe multidisciplinar fará o atendimento em domicílio. Entre os profissionais oferecidos estão médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoterapeutas, nutricionistas e psicólogos.

Uma das novidades do Unimed Dia a Dia é o serviço de telemedicina que, segundo Marcelo Gentil, está entrando de vez no contexto de vida de todas as pessoas. “Por isso, estamos introduzindo a telemedicina no programa e vamos cada vez mais aperfeiçoando-o”, destacou o gerente.

Urgência e emergência

Durante o dia – A Central de Busca Ativa e Regulação do Dia a Dia presta o socorro inicial e aciona o serviço próprio da Unimed JP: o SOS pelo número 0800-725-2411.

Durante a noite – A demanda é recebida diretamente pelo SOS.

Confira outras novidades do Unimed Dia a Dia:

-Laboratório que realiza coleta na casa do cliente;

-Serviço de infectologia para controle no uso de antibióticos;

-Adoção de prontuário eletrônico que registra os serviços realizados pela equipe multidisciplinar;