logo paraiba total
logo paraiba total

Paraíba vai participar do Festival Nordestino de Economia Criativa, Digital

29 de junho de 2020

De 28 a 30 de setembro será realizado, pelo SEBRAE/CE, o Festival Nordestino de Economia Criativa que contemplará conteúdos e experiências, locais e regionais, para os setores integrantes.

Com a temática “O Futuro do Presente”, o evento visa propiciar uma experiência de aprendizado, troca de informações e aprofundamento do conhecimento sobre a importância da cultura local como fonte de criação, fruição e desenvolvimento dos setores da Economia Criativa, nos estados do Nordeste do Brasil.

Durante três dias, o Festival Nordestino de Economia Criativa apresentará uma rica programação em vários formatos: 18 lives, 18 palestras, 09 palestras técnicas, 03 webnar, 06 apresentações culturais, 12 oficinas criativas.

A Paraíba será representada em vários segmentos da economia criativa:

Em arte popular, Ana Lúcia, apresentará o Coco de Roda Novo Quilombo – Conde – PB. 

Em artesanato, Marielza Targino, gestora do PAP – Programa do Artesanato Paraibano, apresentará a moda criativa de renascença – Monteiro – PB. 

Nas artes cênicas, Tiago Salvador, apresentará a Companhia Fascinart de Teatro – Solânea – PB. 

No segmento de audiovisual/cinema, o profissional João de Lima, vice-presidente da Academia Paraibana de Cinema, apresentará o filme ARUANDA, do cineasta Linduarte Noronha, que foi um marco do novo cinema brasileiro, filmado na Serra do Talhado, em Santa Luzia – PB. 

Nas artes visuais, o artista plástico Clóvis Jr. Apresentará a Arte Naif – João Pessoa – PB. 

Em arquitetura, o arquiteto Jonas Lourenço, de João Pessoa PB, que se encontra fazendo doutorado em Lisboa – Portugal, apresentará o Processo Criativo na Arquitetura. 

O designer de moda, Rafael Lemos apresentará a Moda Consciente no século XXI. 

No segmento de festas populares, Regina Amorim, Presidente da SANTURA – Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia – PB, apresentará o São João Tradição das Famílias e dos Amigos das Famílias de Santa Luzia. 

Na gastronomia, o Chef Onildo Rocha apresentará a gastronomia regional paraibana. 

Na música, Luciana Balbino, apresentará o Orquestra de Violões de Chã de Jardim – Areia – PB.

O Museu de Arte Popular de Campina Grande, será apresentado, pelo então Presidente Francisco Pereira, representando o segmento de sítios culturais.

Na literatura, a poetisa Anne Carolyne, apresentará a literatura de cordel – Campina Grande – PB.

Imperdível o Painel Inteligência Nordestina: O Futuro do Presente, com os especialistas:  Joaquim Cartaxo, superintendente do SEBRAE/CE, Vinicius Lages, diretor Técnico do SEBRAE/AL, a economista Cláudia Leitão, a socióloga Tania Zapata, Chico Saboya, superintendente do SEBRAE/PE, Silvio Meira, Fundador do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), e Alemberg Quindim, criador da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri.

O Festival Nordestino de Economia Criativa é uma das ações contempladas no Projeto Cadeia de Valor da Economia Criativa – Nordeste, dos SEBRAE dos nove Estados do Nordeste.