Linguagem
Destaque

Jornal do Protesto Paraíba disponibiliza online informações sobre protesto de títulos

A pessoa acessa o site e vai encontrar, de forma protegida, as informações que ela precisa para se dirigir ao cartório

Foto: divulgação
O Instituto de Protesto de Títulos do Brasil, Seção Paraíba, disponibiliza em seu site na Internet, o Jornal do Protesto Paraíba. É mais um canal online de comunicação com pessoas que necessitam de informações sobre protesto de títulos. O Jornal do Protesto apresenta informações cruciais para pessoas que precisam consultar sua situação cadastral relacionada a protesto de títulos.

“A pessoa acessa o site e vai encontrar, de forma protegida, as informações que ela precisa para se dirigir ao cartório e resolver o problema que tem com aquela instituição”, afirmou o presidente da Associação dos Notários e Registradores da Paraíba, tabelião Germano Toscano de Brito. O endereço físico em João Pessoa é a Avenida Afonso Campo, 110, no mesmo prédio onde funciona a Anoreg-PB e o IETPB-PB, no Centro da cidade. O endereço eletrônico é o seguinte: www.jornaldoprotestopb.com.br.

Segundo ele, o Jornal do Protesto tem como principal finalidade, trazer, em nível de edital, as informações contidas em Diário, com relação ao protesto de títulos. Porém, de uma forma diferente de como era antes, quando tudo era feito em jornal impresso e todo mundo que recebia um exemplar do jornal poderia ver as informações nele contidas.

Informações protegidas

“Um projeto do IETPB-PB com a Corregedoria criou o Jornal de Protesto, uma ferramenta que protege as informações das pessoas nele contidas e traz uma ferramenta de consulta para que a pessoa possa consultar sua situação cadastral perante os cartórios”, disse Germano Toscano.

O interessado terá um link que o ajudará a consultar sua situação cadastral. “E, se houver alguma pendência, a pessoa conversará com o pessoal do cartório para resolver a situação contida naquelas informações”, acrescentou. Outro canal, de acordo com ele, é o próprio Instituto de Protesto, uma sociedade sem fins lucrativos, que representa quase todos os cartórios da Paraíba, numa cobertura de 96% dos cartórios do Estado.

Recuperação de crédito online

Créditos devidos a empresas podem ser recuperados em até 10 dias úteis pelo IETPB-PB, através do protesto online, que é uma ferramenta simples, prática e objetiva que proporciona comodidade para quem a utiliza.

Antes esse procedimento era feito de forma pessoal. A pessoa (responsável pela empresa) tinha que ir ao cartório da praça do destino, preencher um formulário, passar pela análise e o crivo do cartório, pagar os emolumentos (que são as custas cartoriais) de forma antecipada, para que o cartório fizesse a cobrança por meio de intimação e, consequentemente, o protesto. Hoje, isso tudo pode ser feito a partir do escritório da empresa, pelo gestor, via sistema.

 “É um site bem funcional, que traz as informações de forma mais segura e deixa as pessoas cientes sobre a situação cadastral e oferece ferramentas funcionais a empresas, além de notícias de interesse do setor. Essa é a nossa finalidade”, concluiu.





Ascom IEPTB-PB