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Café da tarde, salário antecipado e sexóloga: mimos de startups mantêm produtividade na quarentena

21 de julho de 2020

A pandemia trouxe preocupações financeiras e de saúde para a maioria das pessoas. Mesmo quem não passa por desemprego ou por doenças se preocupa com amigos e familiares.

Startups precisam manter altas taxas de crescimento — e devem agir com precisão para manter seus funcionários motivados enquanto investem financeiramente pouco.

A gigante de transferências digitais Transferwise tem 2 mil funcionários espalhados por 14 escritórios pelo mundo, incluindo um na cidade de São Paulo. Já a plataforma de educação médica online Sanar tem 220 funcionários divididos entre Salvador e São Paulo.

As duas startups têm em comum o crescimento da demanda nestes meses de pandemia e o home office iniciado em março e sem previsão de volta neste ano. Mas esses empreendimentos também compartilham preocupação diante do prolongado isolamento social.

Sanar e Transferwise criaram uma série de iniciativas para manter a produtividade dos funcionários, indo além de mandar computadores e instalar redes internas. As atividades que você verá a seguir melhoraram o engajamento com a empresa e os níveis de saúde financeira e mental das equipes.

Bolso e mente tranquilos

Na Sanar, o primeiro passo para lidar com a pandemia foi montar um comitê de crise. Reuniões diárias de 30 minutos definem as respostas da startup de educação médica online às necessidades dos seus funcionários.

As iniciativas começaram com estrutura para o trabalho remoto — como cadeiras, computadores e instalação de redes internas. Logo as medidas evoluíram para atividades de interação e de manutenção da saúde física e mental dos funcionários.

“Entramos em um dos piores momentos para a vida de muitos. Mapeamos que ansiedade, estresse e medo eventualmente aconteceriam e que teríamos de gerenciar a empolgação das pessoas”, diz o fundador Ubiraci Mercês.

A Sanar criou iniciativas para melhorar a saúde mental dos funcionários e também de seus familiares. Afinal, problemas pessoais mais administráveis permitem um foco maior no trabalho. A empresa passou a oferecer esclarecimento de dúvidas por seus médicos cadastrados, conversas com sexólogos, terapia duas vezes por mês pela plataforma Zenklub e até antecipação do salário pela fintech Facio.

“Boa parte de Salvador se baseia em comércio e serviços. Muitos familiaries dos nossos funcionários passam por problemas. Temos de gerir não só a pessoa, mas todo o seu lar”, diz Mercês.

A Sanar afirma que os níveis de produtividade se mantiveram, enquanto a satisfação dos funcionários com a startup cresceu nesta pandemia. Oito em cada dez funcionários se dizem adaptados ao trabalho remoto. Agora, a Sanar lida com os 20% restantes. A startup contratou 47 pessoas durante a pandemia e pretende trazer outras 100 até o fim de 2020.

Trabalho remoto (mas em equipe)

A Transferwise tenta manter tradições que eram vistas nos escritórios. O objetivo é preservar o engajamento da equipe com a empresa.

A empresa de transferências digitais já havia criado canais para interesses diversos no aplicativo Slack. Esses canais — como conselhos de maternidade e paternidade, culinária, leitura de livros e prática de ioga — ganharam ainda mais importância. As aulas são transmitidas online e os pais discutem como estão lidando com os filhos em casa.

Presencialmente, a quarta-feira tinha uma pausa para o café da tarde e sexta-feira era o dia de happy hour. Esses horários continuaram congelados nas agendas dos funcionários. Hoje, a equipe se conecta virtualmente e conversa sobre assuntos que não envolvem trabalho.

A pausa para um café da tarde com biscoitos para conversar sobre amenidades é conhecida como fika na Suécia. O costume é considerado um dos segredos para a produtividade do país, segundo um estudo da Universidade de Linköping citado pela Transferwise.

Uma das maiores iniciativas para engajamento na pandemia veio dos próprios funcionários: a criação de um festival amador de cinema. Cada um poderia enviar vídeos de até 60 segundos no tema “mesa de trabalho do home office”. Os vencedores foram escolhidos pela própria equipe. Veja um exemplo:

Tais atividades precisam ser apoiadas pela empresa e ter um horário dedicado para que sejam realmente cumpridas. “Entendemos que a pausa no meio do dia inclusive ajuda na produtividade e na organização. Marcamos reuniões e completamos tarefas em volta desses horários”, diz a diretora brasileira Heloisa Sirotá.

A produtividade da equipe brasileira aumentou em março, diante de um pico de transferências em março deste ano, e depois se manteve. Na Transferwise, mais de 200 funcionários foram contratados de maneira completamente digital durante a pandemia.