logo paraiba total
logo paraiba total

Todas as empresas devem seguir esta regra de Jeff Bezos

21 de julho de 2020

Existem companhias que tomam decisões rapidamente e se arrependem. Outras demoram para se decidir e também enfrentam o fracasso. Jeff Bezos, fundador da gigante de comércio eletrônico Amazon, segue uma regra que soluciona essas duas situações.

Em uma carta anual a acionistas, Bezos contou como ele toma decisões pela “regra dos 70%”. Segundo o site americano Inc.com, empresário reconhece que os empreendedores nem sempre têm acesso a todas as informações em que poderiam basear uma decisão e que, na maioria dos casos, esperar por elas é um problema.

“A maioria das decisões deveria ser tomada com cerca de 70% das informações que você gostaria de ter. Se você esperar pelos 90%, você provavelmente está sendo lento demais”, escreveu Bezos.

Saber se você já tem 70% das informações é a parte mais difícil. É uma questão de experiência e de tempo até você descobrir quando é hora tomar decisões ou de esperar.

Pense se você tem cerca de 70% dos dados necessários antes de ir a uma reunião. Por exemplo, você analisou prós e contras que alguma decisão teria no seu negócio e qual o tamanho da oportunidade?

Considere também o risco de estar errado. Como diria Jeff Bezos: se você tem certeza de que está tomando a decisão correta, provavelmente perdeu tempo.