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Trabalho remoto é diferente de “trabalhar de casa”; Veja pontos importantes para fazê-lo funcionar

22 de julho de 2020

Nos últimos meses, com a pandemia do novo coronavírus, o home office virou realidade em muitas empresas. No entanto, é importante compreender que o trabalho remoto é diferente de “trabalhar de casa”. “Em muitos casos, trabalhar de casa é um privilégio. É algo que você faz às quintas-feiras porque não tem muitas reuniões e pode sentar no sofá para colocar em dia aquela apresentação que precisa terminar”, descreve o colunista de tecnologia Jason Aten, em artigo para o portal Inc. “Isso é maravilhoso, mas você ainda tem um escritório para voltar.”

Aten explica que, no caso do trabalho remoto, a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar (em muitos casos, da sua casa) em período integral também pode ser considerado privilégio, mas não é um extra. Essa modalidade não descreve o local em que você trabalha, mas a forma como faz isso todos os dias.

O colunista listou três aspectos necessários para fazer o trabalho remoto funcionar. Com a possibilidade de o home office seguir fazendo parte da rotina mesmo após a reabertura, as dicas podem ajudar. Veja abaixo:

Com a equipe trabalhando remotamente, não há garantia de que todos terão acesso à mesma tecnologia disponível no escritório. Além de pensar que todos precisam de um notebook, há também fatores como conexão Wi-Fi rápida — e a garantia de que ela é segura.

Essas questões são importantes e, como empregador, você deve fornecer a tecnologia que ajudará a equipe a se manter conectada, engajada e produtiva.

Pontos de contato

Aten destaca que, provavelmente, o maior desafio enfrentado pelas pessoas que trabalham remotamente é a falta das conversas que acontecem no escritório. Por isso, ter um equipe remota significa adotar uma abordagem que mantenha todos conectados e engajados. 

“Eu trabalhei remotamente por anos e uma das coisas mais importantes foi me conectar regularmente com minha equipe”, conta Aten. A prática também trará oportunidades de discutir e estabelecer metas e, então, avaliar os progressos e desempenhos.

A dica é ter tempo para interações “cara a cara”, mesmo que por chamada de vídeo. Sem isso, o colunista alerta que os funcionários se sentirão isolados e desconectados tanto uns dos outros quanto da missão que vocês estão tentando cumprir juntos.

Ferramentas

Diversas ferramentas podem ajudar na tarefa acima. O colunista cita, por exemplo, o Slack — que permite organizar a comunicação da equipe e da empresa. Para videoconferências, há o Zoom e o Google Meet. Já ferramentas como Trello podem facilitam o trabalho em equipe, principalmente em tarefas e projetos colaborativos.

Para Aten, cada processo realizado em um escritório precisa envolver algum tipo de ferramenta digital que ajude todos a continuarem trabalhando juntos, mesmo que não seja fisicamente.