logo paraiba total
logo paraiba total

Com apoio do Sebrae Paraíba, agentes de desenvolvimento auxiliam pequenos negócios durante a pandemia

22 de julho de 2020

Promover e articular iniciativas que possam contribuir para o fortalecimento dos pequenos negócios e, consequentemente, com o desenvolvimento territorial do estado. Essa é a missão dos agentes de desenvolvimento, profissionais que contam com o apoio do Sebrae Paraíba e possuem uma atuação fundamental nos municípios para estimular os donos de pequenos negócios e apoiá-los em suas dúvidas e desafios.

Esse trabalho, que já apresentava grandes contribuições no universo do empreendedorismo, passou a ter uma importância ainda maior desde o início da pandemia do coronavírus, que provocou uma série de impactos nos pequenos negócios. Diante dessa nova realidade, com o objetivo de auxiliar o trabalho desses profissionais, a agência regional do Sebrae em Campina Grande passou a promover encontros semanais voltados para os agentes de desenvolvimento dos 38 municípios atendidos na região.

Através dessas ações, considerando os números de apenas seis desses municípios, mais de 1,1 mil atendimentos já foram realizados neste ano pelos agentes de desenvolvimento. Conforme a analista do Sebrae Paraíba, Fabíola Vieira, durante as reuniões, realizadas através de videoconferência, os agentes recebem orientações e informações sobre temas que estão impactando diretamente os empreendedores durante a pandemia, como possibilidades de acesso ao crédito, medidas provisórias e decisões governamentais recentes, concessão do auxílio emergencial, entre outros.

Para o agente de desenvolvimento Rômulo Farias, que atua no município de Cabaceiras, os encontros promovidos pelo Sebrae têm impactado diretamente no atendimento aos empreendedores.“Nossos encontros tornaram-se um espaço rico em que podemos trocar ideias e experiências com agentes de desenvolvimento de outros municípios, como também contamos com o suporte de consultores e da equipe do Sebrae, que nos dá a atenção necessária para que possamos realizar um excelente trabalho em nossos territórios, ajudando os pequenos negócios neste momento de crise”, pontuou.

Ainda em relação ao trabalho dos agentes de desenvolvimento, a analista do Sebrae Paraíba destacou que esses profissionais têm desempenhado um papel conciliador e mediador, construindo entre a administração municipal e as lideranças do setor privado uma aliança para o desenvolvimento local, com identidade e articulação.

“Nossa atuação em rede com os agentes de desenvolvimento nos permite interagir com as lideranças, de modo a planejar estrategicamente tanto ações de retomada em virtude do momento pandêmico, como dar tratamento às demandas dos empreendedores locais, garantindo o desenvolvimento e a sustentabilidade dos negócios”, acrescentou Fabíola Vieira.