logo paraiba total
logo paraiba total

Do campo ao digital: com apoio do Sebrae Paraíba, Fazenda Carnaúba inicia atividades da oitava edição do Dia D

24 de julho de 2020

A Fazenda Carnaúba, localizada no município de Taperoá, com o apoio do Sebrae Paraíba e outros parceiros, iniciou nesta sexta-feira (24) as atividades da oitava edição do “Dia D”, evento que anualmente apresenta e compartilha novos conhecimentos e experiências voltados para o desenvolvimento da atividade agropecuária no semiárido nordestino. Por conta da pandemia do coronavírus, pela primeira vez em sua história, o Dia D está sendo realizado de forma 100% virtual, trazendo para o universo digital toda a experiência, as tradições e a cultura do Cariri paraibano.

Ao todo, serão três dias de atividades, com palestras, oficinas, feira virtual, leilões, painéis, estudos de caso e apresentações culturais. A abertura da programação ocorreu durante a manhã e contou com a participação da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa, que destacou a importância da atividade agropecuária para o Nordeste brasileiro.

“Eu acredito em uma agricultura viável para os pequenos e médios produtores se nós conseguirmos levar assistência técnica e fazer com que essa produção realmente se efetive e seja sustentável”, afirmou a ministra. Na ocasião, Tereza Cristina também pontuou a simbologia do evento para a região do semiárido. “É uma honra poder participar de um projeto tão significativo e emblemático para o Nordeste brasileiro, como um exemplo do que pode ser feito com ciência, mas também com muita paixão, que fez com que a fazenda tivesse todo esse sucesso ao longo de muitos anos”, acrescentou.

Nas boas-vindas aos participantes, o anfitrião da Carnaúba, Manelito Dantas, afirmou que o Dia D “originalmente era um ponto de reunião para venda dos animais e produtos da fazenda, que terminou tomando a dimensão de uma reunião regional dos produtores rurais do Nordeste seco, preenchendo um vazio da Paraíba, que era a ausência desses eventos maiores”. Por sua vez, o administrador da Fazenda, Joaquim Vilar, salientou que o Dia D é uma oportunidade de apresentar “toda a grandiosidade do Nordeste e todo esse lado rico e fértil que a região tem, que precisa ser mostrado e ainda vai crescer muito”.

Ainda durante a abertura, o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária da Paraíba, Mário Borba, que também integra o Conselho Deliberativo do Sebrae Paraíba, enfatizou que o Dia D é um evento que engrandece a pecuária do Nordeste brasileiro, contribuindo para o seu desenvolvimento. “O evento só faz engrandecer a atividade no Nordeste, contribuindo para construir uma pecuária mais autêntica, um Nordeste mais autêntico, lutando contra essas desigualdades regionais”, declarou.

Já o diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, ressaltou as contribuições da instituição para o fortalecimento da cadeia produtiva da caprinocultura no estado, ajudando a transformar a realidade do Cariri. “Um evento como esse, a partir de hoje, passa a ser uma referência muito grande para todos nós, que nos sentimos honrados de mostrar aquilo com que a Paraíba e o Semiárido podem contribuir para o desenvolvimento do Nordeste”, comentou.

Também participaram da abertura do Dia D o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins da Silva Junior, e o secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca na Paraíba, Efraim Morais.

Participe – As atividades da oitava edição do Dia D seguem até o próximo domingo (26), com programação voltada para produtores, empresários, pesquisadores, estudantes e demais interessados na atividade agropecuária. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas na página oficial do evento (https://diadfazendacarnauba.com/), ou no site do Sebrae Paraíba (https://loja.sebraepb.com.br/loja/).