logo paraiba total
logo paraiba total

Feira da Central de Comercialização da Agricultura Familiar retoma atividades neste sábado (25)

24 de julho de 2020

A tradicional feira da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), no José Américo, volta a funcionar neste sábado (25). A feira, que acontece às quintas e sábados, será retomada neste fim de semana, após os agricultores participarem das atividades de prevenção à saúde, como testagem da Covid-19 e entrega de equipamentos de proteção individual (EPIs). O serviço está sendo promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

No decorrer da semana, os feirantes de Jaguaribe, Grotão, Mangabeira VIII e Oitizeiro passaram pelas atividades de prevenção à saúde e orientação dos novos protocolos para funcionamento das feiras. Nesta sexta-feira (24), os agricultores da Cecaf estão passando por esse processo para que, neste sábado, possam retomar suas atividades, atendendo todas as exigências dos órgãos de saúde.

“A gente faz uma avaliação muito positiva do trabalho realizado no decorrer dessa semana. O pleno funcionamento da feira de Jaguaribe na última quarta-feira é um exemplo disso. Além da testagem e das orientações repassadas aos feirantes, as nossas equipes estão presentes nesses espaços, fazendo toda a orientação necessária para os agricultores e clientes. A Cecaf está pronta para voltar a funcionar. As bancas da feira foram reordenadas, garantindo o distanciamento adequado para evitar aglomeração, garantimos a instalação de pias em pontos estratégicos da feira, para que agricultores e clientes possam fazer a higienização constante das mãos e, hoje, os agricultores estão recebendo todas as recomendações necessárias para retornar ao trabalho”, destacou Zennedy Bezerra, secretário de Desenvolvimento Urbano.

Lembrando que na Cecaf é possível encontrar produtos como frutas, verduras, peixes, mariscos, aratu, camarão, goma, farinha de trigo, mandioca, coco ralado, leite e óleo de coco (100% naturais), queijos, manteiga, ovos e bolos, comercializados a preços acessíveis para o consumidor. Também é possível encontrar agricultores que trabalhem com produtos orgânicos. O horário de funcionamento da feira não será alterado e permanecerá das 5h às 13h, às quintas e sábados. A Cecaf está localizada na Avenida Hilton Souto Maior, 1112.

Fim de semana – Além da Cecaf, as feiras de Oitizeiro, Mercado Central, Grotão e de Mangabeira VIII também serão retomadas este fim de semana. Equipes da Sedurb vão estar distribuídas nesses espaços para fiscalização e dando todo o suporte de orientação aos feirantes e consumidores. Vale ressaltar que o uso de máscara é obrigatório e que, embora os feirantes estejam disponibilizando álcool em gel, aquele consumidor que possa, deve levar o seu.