logo paraiba total
logo paraiba total

Especialista orienta como identificar mudanças comportamentais em crianças durante o isolamento social e o que fazer

27 de julho de 2020

Com o período de distanciamento social, o dia a dia das crianças mudou, sendo necessário uma rotina dinâmica que gere menos impacto negativo para elas. Os efeitos deste período de quarentena e como a covid-19 atinge os pacientes pediátricos serão abordadas no “Simpósio Unimed João Pessoa – O Enfrentamento da Covid-19: do Desafio às Conquistas”, no dia 1 de agosto. O evento será realizado das 8h às 17h, com participação online e transmissão pelo Youtube.

De acordo com Constantino Cartaxo, pediatra da Unimed JP e um dos palestrantes do evento, grande parte do público infantil apresenta uma série de alterações psicológicas devido à quarentena. “Há sinais de depressão reativa, excesso de uso de equipamentos eletrônicos, regressão comportamental, medo de tudo. Alguns acham que se não usarem a máscara poderão morrer, por exemplo”, conta. “Esses sinais são reações diretas do isolamento social, onde as crianças devem ficar em casa, sem contato com amigos e família”, comenta.

Ao perceber alguma mudança de comportamento, a orientação é conversar com a criança, independentemente da idade, e buscar tornar a situação mais amena. Caso os sinais sejam mais graves, é necessário buscar acompanhamento do pediatra da família.

Durante o simpósio, Constantino Cartaxo também apresentará as teorias que explicam o fato dos sintomas serem mais amenos em crianças e como identificar os primeiros sinais de alerta. “Febre, tosse e secreção são os sintomas mais comuns. Em seguida, há manifestações digestivas, diarreia, vômito e um quadro que chama ‘adenite mesentérica’, uma inflamação e inchaço dos gânglios linfáticos no interior do abdômen”, explicou o médico.

Como participar – As inscrições para participar do Simpósio Unimed João Pessoa são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 31 de julho, exclusivamente, na página do evento, onde também pode ser consultada a programação completa. As vagas são abertas para médicos, residentes, estudantes de medicina e demais profissionais de saúde.

Durante o evento, os internautas poderão conferir os bons resultados obtidos e as técnicas pioneiras no combate à covid-19 utilizadas pela Unimed JP em seus clientes. A programação abordará as estratégias que deram certo no enfrentamento à covid, fatores de risco, manejo do paciente e o que esperar do mundo pós-covid. Os interessados podem conferir mais informações no Instagram @simposiocovidjoaopessoa .

Serviço:

Simpósio Unimed João Pessoa – O Enfrentamento da Covid-19: do Desafio às Conquistas

Data: 01/08/2020 (sábado)

Horário: 8h às 17h

Inscrições gratuitas: https://www.even3.com.br/simposiounimedjp/ (até 31 de julho)

Transmissão online: YouTube Unimed João Pessoa