logo paraiba total
logo paraiba total

Prêmio da Economia Criativa de João Pessoa está com inscrições abertas

27 de julho de 2020

Estão abertas as inscrições para o Prêmio da Economia Criativa de João Pessoa, que tem como tema: “A solidariedade e a valorizac?a?o das coisas do lugar, na forma de soluções para necessidades e anseios em tempos de isolamento”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 30 de setembro por pessoas físicas ou jurídicas e projetos com até 4 pessoas pelo link do Prêmio no site. No local tem um espaço para o candidato colocar os dados pessoais, descrever o problema em 600 palavras, a solução e ainda um vídeo e cinco imagens em pdf.

Serão premiadas iniciativas referentes às sete áreas definidas pela Unesco: Artes Midiáticas (jogos, aplicativos); Arte Popular e Artesanato (produtos tridimensionais feitos a? mão); Cinema (roteiros, videoclipes, documentários); Design (projetos de design em todas as áreas); Gastronomia (produtos e serviços gastronômicos de entrega doméstica); Literatura (contos, ensaios, crônicas, publicações virtuais) e Música (apresentações musicais durante a quarentena, composições musicais).

O prêmio e? uma realização do Laborato?rio de Inovac?a?o Cultural (Labin), dentro das ações do Programa João Pessoa Cidade Criativa da Unesco, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que tem o objetivo de premiar as melhores ideias, sejam na forma de produtos ou serviços inovadores, que foram criados em decorrência do isolamento social obrigatório causado pela Covid-19.

Haverá ainda uma exposição virtual e os vencedores serão eleitos através de votação pública online. Acesse o link para ler o edital e fazer sua inscrição.

João Pessoa Cidade Criativa – A Capital João Pessoa foi anunciada como Cidade Criativa pela Unesco em 31 outubro de 2017, na categoria artesanato e arte popular (Crafts and Folk Art), junto com Brasília (DF), na categoria Design, e Paraty (RJ), na Gastronomia, além de outras 61 cidades escolhidas no mundo. O pedido de reconhecimento foi elaborado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa em parceria com o Sebrae.

No período em que a cidade foi reconhecida já propôs e coordenou a realização do Primeiro Salão de Design da Paraíba (2018 e 2019) – embora exista no estado o ensino superior de Design Industrial desde a década de 70, nenhuma ação nesse sentido havia sido realizada anteriormente. Este ano instituiu o Prêmio Criativos 2020, contemplando os sete segmentos da Economia Criativa definidos pela Unesco. Por outro lado, o compromisso de João Pessoa com a cooperação entre cidades, pactuado com a Unesco, ficou demostrado com a proposta de criação do E-criativa, em 2018, evento de grande repercussão dentro e fora do País e que irá se configurar com sua versão virtual em 2020, bem como a criação do Labin, laboratório para construção de projetos e novas práticas.

No Brasil, cinco cidades já faziam parte da rede, sendo Belém (PA) e Florianópolis (SC) em Gastronomia, Curitiba (PR) em Design, Salvador (BA) em Música e Santos (SP) no Cinema. João Pessoa se juntou à rede na linha de frente dos esforços da Unesco para promover a inovação e a criatividade como motores essenciais para um desenvolvimento urbano mais sustentável e inclusivo.

Rede de Cidades Criativas – Foi criada em 2004. É composta por 180 cidades de 72 países que atuam em cooperação para aprimorar as estratégias de desenvolvimento por meio de sete pilares da indústria criativa e cultural. Além do Artesanato e Artes Folclóricas, há também categorias de Design, Gastronomia, Ccinema, Literaturas, Artes Midiáticas e Música.

Serviço:

Prêmio

Tema: Artesanato e Gastronomia

Inscrições gratuitas – link: https://bit.ly/2OSmfYv.

Até 30 de setembro de 2020

Exposição e votação virtual: 1 de Outubro até 30 de novembro de 2020

Divulgação dos premiados: 15 de dezembro de 2020

Mais informações: http://joaopessoacriativa.com.br/criativos/