Linguagem
Empresas e Negócios

Plataforma que entrega ingredientes para o preparo de coquetéis nasce e cresce na pandemia

O Drinks on the Rocks Club ajudou seus sócios a manter parte do quadro de funcionários

Foto: divulgação
A pandemia causou a paralisação dos eventos no Brasil e reduziu a demanda de muitos negócios que atuam com entretenimento e lazer. Foi o caso das empresas abrigadas pela holding Hero - a HMMG, distribuidora de bebibas, a Help! Bar, que oferece serviço de bar para eventos, e a Drink Design, empresa de marketing de experiência que projeta ações para marcas usando coquetelaria.

Como resposta, os empreendedores Mauro Carvalho e Herbie Ramos, sócios da Hero, adiantaram o lançamento do Drinks on the Rocks Club, um e-commerce de experiências de coquetelaria.

A princípio projetada para o fim de 2020, a novidade estreou no fim de março e, além de ajudar sua holding a preservar parte do quadro de colaboradores e faturamento, marcou presença pioneira na entrega da experiência de coquetelaria em casa, segundo Herbie Ramos. De março a julho, as vendas cresceram de 250 para 2.500 kits de drinks.

No Drinks on the Rocks Club, o consumidor tem mais de 30 opções de caixas com os ingredientes proporcionados para o preparo de drinks, com 4, 8 ou 12 doses. A bebida acompanha frutas e itens como top ups e xarope de açúcar, a depender da receita. O e-commerce oferece à parte utensílios como coqueteleiras e dosadores. Os pedidos podem ser feitos pelo site ou via WhatsApp e são entregues em todo o país. Em São Paulo e no ABC paulista, é possível optar pela entrega em 90 minutos de segunda a sexta-feira, com a cobrança de frete mais alto.

Quando viram as agendas da Help! Bar e Drink Design serem paralisadas sem data para retornar, os empreendedores não hesitaram em colocar a Drinks on the Rocks Club na estrada. “Tínhamos um budget de R$ 5 milhões previamente destinado à missão de trazer produtos e equipamentos do exterior para diversificar ainda mais nossos catálogos. Abrimos mão disso para viabilizar a Drinks on the Rocks o mais rápido possível, para termos capital de giro”, conta Ramos.

O grupo teve cortes de funcionários, principalmente nos setores de produção de eventos. Com a estruturação do Drinks on the Rocks Club foi possível utilizar parte do quadro mais prejudicado pela pandemia. “Toda a entrega da empresa em São Paulo é feita pelos bartenders que trabalhavam como freelancers com a gente", diz Ramos. "Os profissionais que anteriormente montavam as festas hoje montam os kits para entrega. A assistente comercial foi para o Drinks on the Rocks Club para fazer atendimento ao cliente.”

A linha especial de drinks Bartenders All Stars, criada por bartenders de bares paulistanos famosos, tem 50% do valor de suas vendas revertidos para seus criadores. Eles podem ser comprados no e-commerce, WhatsApp ou iFood. “Muitos dividem o valor com a brigada do estabelecimento em que trabalhavam. Não é muito, mas é um ato de olhar para esses profissionais que dependem de um bar aberto e clientes consumindo drinks”, conta Ramos.

Ele afirma ainda que a projeção de crescimento da novidade é de 100% mês a mês até o fim de 2020. “Parece exagerado, mas graças à expertise vinda dos outros modelos de negócio e ao networking feito até aqui, seja com clientes de eventos que produzimos ou empresas e estabelecimentos para quem prestamos consultoria, a ideia de ter a experiência de coquetelaria na sua casa caiu no gosto do consumidor final - mais rápido do que esperávamos.”





Pequenas Empresas e Grandes Negocios