logo paraiba total
logo paraiba total

Blogueiros brasileiros lançam e-book para apoiar turismo nacional

5 de agosto de 2020

Não é novidade que a pandemia do coronavírus atingiu em cheio o setor de viagens, especialmente os destinos que tinham no turismo a principal fonte de sustento. Neste cenário de crise, o projeto Lugares Apaixonantes pelo Brasil foi idealizado como uma forma de apoiar comunidades que dependiam da atividade turística e que tiveram uma redução drástica de sua renda. 

A iniciativa, inspirada em uma experiência de sucesso na Itália, reuniu um grupo de 70 blogueiros de viagem que, juntos, escreveram um e-book com recomendações de mais de 130 destinos nacionais. O guia, feito de forma voluntária, traz textos, fotos e diversas dicas de quem viaja como profissão.

Muitos dos lugares são ainda pouco conhecidos, como é o caso de Presidente Figueiredo (Amazonas), Cabaceiras (Paraíba), Amajari (Roraima), Baturité e Ibiapaba (Ceará). No caso de uma capital como o Rio de Janeiro, por exemplo, os holofotes estão apontados para a Barra de Guaratiba, o escondidinho Museu do Folclore (ao lado do imperdível Palácio do Catete) e a ilha da Gigóia, na Barra da Tijuca. Blogueiros residentes de todas as regiões brasileiras, e alguns hoje no exterior, contribuíram na curadoria e nos textos (confira os participantes no final da matéria).

O e-book foi pensado para ajudar causas sociais e toda a renda será revertida para pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente quem vivia do turismo em comunidades. Mas, além deste aspecto, o guia também busca incentivar o turismo nacional pós-pandemia, em especial o de proximidade, assim que for seguro. Segundo Deb Waldmann, idealizadora do projeto e autora da página Segredos da Itália, o guia é uma forma de inspirar viajantes a prestigiar destinos menos óbvios, assim como os pequenos negócios. 

Como ajudar

O projeto funciona por um esquema de arrecadação, dividido em lotes com meta de 10 mil reais cada e cuja renda será 100% revertida para projetos sociais – que serão diferentes a cada lote, como forma de favorecer diversas causas. Os apoiadores podem ajudar com valores a partir de R$ 10 e receberão em troca o e-book.

O primeiro lote será destinado à Vivejar, operadora de turismo que cria roteiros que valorizam a experiência e interação junto a comunidades. A empresa tem roteiros no Vale do Jequitinhonha (Minas Gerais), no Morro da Babilônia (Rio de Janeiro), Belém, Cotijuba e Alter do Chão (Pará), Grajaú e Bororé (São Paulo) e Amazonas. Na primeira fase da arrecadação, o dinheiro será usado para distribuir comida, máscaras e álcool em gel para seis comunidades que trabalham com turismo comunitário na Amazônia e no Rio de Janeiro. Veja mais informações sobre os projetos apoiados aqui.