logo paraiba total
logo paraiba total

Sebrae inicia inscrições para programa estadual de pré-aceleração de startups

7 de agosto de 2020

Transformar ideias inovadoras em negócios de alto impacto, através de uma metodologia de capacitação intensiva, na qual os empreendedores vivenciam as diversas fases de desenvolvimento de uma ideia ou de um produto. Essa é a proposta do StartPB, programa de pré-aceleração de startups desenvolvido pelo Sebrae Paraíba, que está com inscrições abertas para a edição 2020 até o dia 21 de agosto.

Em novo formato, por conta da pandemia do coronavírus, as atividades do programa serão realizadas de maneira totalmente virtual, com o auxílio de mentores e profissionais especializados, que irão compartilhar suas experiências em mentorias e módulos teóricos e práticos. Ao todo, serão realizados, durante quatro meses, sete workshops, dois webinars, além de mentorias individuais e coletivas com os líderes dos negócios selecionados.

Podem participar do StartPB empreendedores (potenciais e ativos) que tenham startups nas fases de ideação ou operação, projetos de inovação tecnológica e economia criativa em desenvolvimento e empreendedores com empresas que procuram desenvolver novas soluções digitais utilizando a metodologia das startups, buscando a transformação digital de seus negócios.

Os interessados em participar do programa, que tem 70% dos custos subsidiados pelo Sebrae Paraíba, devem efetuar a pré-inscrição no endereço https://bit.ly/startpb2020. Todos os projetos pré-inscritos serão analisados através dos critérios de seleção, que são inovação e equipe. Uma banca avaliadora selecionará até 40 empresas do estado para participarem de uma entrevista online.

Durante essa entrevista, serão avaliados os critérios modelo de negócio e operação, para selecionar até 25 empresas que participarão da edição deste ano do programa. As atividades do StartPB serão realizadas entre os meses de setembro e dezembro. De acordo com a analista do Sebrae Paraíba, Danyele Raposo, o principal objetivo do programa é capacitar os empreendedores, para que estes adquiram as competências necessárias ao desenvolvimento de um negócio inovador.

“Esperamos que, ao final do programa, as startups que submeteram suas ideias e projetos estejam com os mesmos validados, faturando ou em momento de iniciar a operação, que é quando estarão prontas para entrar no mercado, captar possíveis investimentos e começar a pensar no crescimento ou expansão no mercado. Já as empresas que buscam a transformação digital deverão estar com um projeto que possa ser implementado internamente ou em forma de spinoff, com o propósito de, utilizando a tecnologia, melhorarem seu desempenho, ampliarem seu alcance e otimizarem os resultados”, explicou a analista.