logo paraiba total
logo paraiba total

Confira 10 hábitos de pessoas que têm resiliência emocional

10 de agosto de 2020

Todos os desafios que o ano de 2020 trouxe podem nos levar a pensar que nunca iremos nos recuperar. Mas a maioria dos sobreviventes vai, sim, retornar às suas atividades e às suas vidas. Em alguns casos, conquistar ainda mais.

“Muitas pessoas comuns alcançaram coisas extraordinárias depois de ter passado por um trauma”, afirma Kristin Harper, consultora e especialista em inteligência emocional para líderes, em artigo para o Business Insider.

Esse processo de transformação dos sobreviventes inclui uma reflexão profunda, o enfrentamento da realidade e do luto, nos piores casos, e a criação de novos objetivos. Isso, diz Kristin, não significa rebaixar seus padrões, mas sim se concentrar em compromissos que são alcançáveis diante das limitações atuais.

Ela dá 10 passos para ajudar as pessoas a desenvolver resiliência e se reestabelecer depois de um trauma.

1. Pratique mindfulness

Esteja ciente do que está acontecendo, de como você se sente e de quais são as opções. Mude de perspectiva e crie opções novas para escolher.

2. Respire fundo e devagar

O estresse impede que nosso sistema imunológico funcione bem, aumentando o risco de doenças físicas e mentais. Respire usando o diafragma para controlar melhor as suas reações.

3. Melhore o seu vocabulário emocional

Expresse suas emoções e alcance algum tipo de solução em relação àquilo que o incomoda. Traduzir os sentimentos em uma ou duas palavras acalma o nosso cérebro.

4. Reflita

Assumir responsabilidade por palavras, ações ou comportamentos que afetaram sua situação o ajuda a aprender e ficar mais sábio.

5. Mude sua mentalidade

Pessoas altamente resilientes acreditam que têm controle sobre o que acontece na vida delas. Essa mentalidade faz com que lidem melhor com resultados não tão bons.

6. Procure pelo significado

Resista ao impulso de ser enxergar como vítima e lamentar. Em vez disso, encontre significado nos desafios e veja obstáculos como lições para um futuro melhor.

7. Perdoe

Segurar-se a raiva e ressentimento o impede de andar para a frente. O perdão quebra as amarras mentais e emocionais que o seguram no passado.

8. Use a sua rede de apoio

Pessoas extrovertidas são mais resilientes porque procuram suporte. Sua rede pode incluir seu gestor, colegas, empregados, cônjuge, familiares, amigos e profissionais da saúde.

9. Controle as suas emoções

Quando suas emoções ficarem fragmentadas ou tensas, pratique dar um passo atrás, contar até dez, respirar fundo e falar devagar.

10. Mostre gratidão

Aprender a apreciar o que temos e quem somos, em vez de reclamar sobre o que não possuímos, é um jeito poderoso de redirecionar emoções negativas e estresse. Gratidão constrói força.